segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

No Jornal Nacional, cratera do metrô de São Paulo pariu um bebê




Ontem publiquei uma postagem aqui mostrando como o JN critica o governo, mesmo quando ele baixa medidas que vão ao encontro das necessidades da população.

Hoje, para mostrar que isso não é uma coisa fortuita, mas fruto de uma estratégia política, vou comentar uma outra matéria, da mesma edição. Só que essa mostra como o JN trata o outro lado – o governo tucano de José Serra.

Naquele sábado a cratera do metrô de São Paulo completou um ano. Uma cratera que vitimou sete pessoas. Até hoje nem o laudo com as causas do acidente foi apresentado à população. E como o JN tratou o assunto?

Começou com uma homenagem, na cabeça, lida por Renato Machado:
As vítimas do desabamento de um trecho das obras do metrô de São Paulo, foram homenageadas hoje - quando o acidente completou um ano. [A vírgula entre o sujeito e o verbo está na página do JN mesmo]
Depois, algumas informações:
O acesso ao local do acidente continua interditado. Estão interditados 21 imóveis. O laudo técnico sobre as causas e os possíveis culpados não foi concluído. Deveria ter ficado pronto em outubro do ano passado, mas foi adiado para março.
Alguma sonora? Alguma entrevista com o governador ou responsável pelo desastre? Alguma cobrança? Por que até hoje nem o laudo ficou pronto? Por que a área continua interditada? Nada.

Em seguida vem o final:
Entre os veículos soterrados estava um microônibus que passava pelo local.
Nele estava o marido de Thays Gomes, o cobrador do ônibus. Grávida na época do acidente, ela esperava Cauã, hoje com quase um ano.
Revolta de Thays? Reclamação contra o governo? Nada disso, segundo a reportagem. Sobre imagens de uma alegre e inocente criança brincando, o repórter prossegue, antes da sonora de Thays:
Ela diz que guarda boas lembranças do marido apesar de tanto sofrimento.
“Uma coisa boa foi o meu filho, o nosso filho”, diz Thays.
Pois é, da cratera do metrô ficou uma coisa boa... O nosso filho: dela, do marido morto, da cratera do metrô e do Jornal Nacional.

Leia também:

imagem RSSimagem e-mail

8 comentários:

  1. Anônimo14.1.08

    Também percebí essa pouca vergonha. Em uma das matérias da globo, senão me engano no jornal hoje, o locutor chegou a dizer que a tragédia completava um ano a até agora "só uma vítima não foi indenizada". Fiquei esperando para ver o porquê da não indenização do pobre infeliz, mas a explicação não veio. Se fosse governo do PT, certamente ele diria " só seis vítimas foram indenizadas".
    É a mídia golpista perdendo o pouco que resta de sua credibilidade. Viva a revolução tecnológica, viva a Internet para todos!
    Parabéns, Mello, pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14.1.08

    Américo disse:
    Sobre o absurdo da desinformação a que ponto chegam os partidários da mídia golpista. Vamos a mais um capítulo, pequeno sim, mas, que demonstra a tese:
    Ainda hoje, 14 janeiro de 2008, assistia ao JN, e vi duas notícias Cena nº 1:
    Uma notícia relativa a um aparelho que detectava aparelhos celulares nos presídios e o "casal aleluia" simplesmente lia que o governo aqui governo ali, governo acolá e em nenhum momento da notícia informava de que governo se tratava, se municipal, estadual ou federal, e até mostrou uma prisão de segurança máxima, mas esta do estado de São Paulo. Bem para encurtar a história em toda a notícia não informou que o governo era o federal e de raspão mencionou o Ministério da Justiça.
    Cena nº 2:
    A notícia seguinte era que a Polícia do Estado de São Paulo tinha descoberto quem era o terceiro participante do roubo das obras do MASP etc etc... De cara já anunciava que era a polícia do presidente eleito, como diz o PHA
    Cena Final:
    Como sempre dizia, desde a campanha eleitoral da reeleição:
    "O que é bom do governo Lula a imprensa golpista esconde, o que é ruim ela aumenta e o que é péssimo ela inventa". É só ver as notícias sobre apagão de energia elétrica e quase chegando as raias do terrorismo noticioso o alarmismo difundido pelo PIG sobre a febre amarela.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15.1.08

    Teresinha Carpes comenta;Mello aqui na republiqueta a imprênsa é pior,se é que é possível!Por exemplo;A Polícia Federal,com o Ministério Público federal,indiciou hoje dois deputados estaduais,por:Peculato,formação de quadrilha,e outro crime,que neste momento me escapou (quando uma pessôa assina por outra os recibos de prestação de contas)E tem mais deputados estaduais gauchos ainda,oposicionistas do PT´! O Crime:"A Máfia dos sêlos",mas vai muito alem dos selos,tem superfaturamento de limpeza até no palácio Farroupilha e Piratini (Executivo e Legislativo)E a mídia local daqui noticiou o crime de milhões,deu o nome dos bandidos,mas não disse o partido!Os gaúchos não são politisados na minha opinião,criaram este mito,e eu tenho certesa que o povo pensa ,que são do PT,pois este partido foi tão chicotiado tão demolido pela mídia,que tudo é culpa do PT!Até as maracutaias deste governo tucano atual,vários partidos e secretários de estado da atual governadôra,já dá para fazer lista bem grande e como um dos escândalos é o "Da Máfia do Detran",um dos secretários era do PP,pois a mídia em pêso,disseram PT,e nos blogs,os Pitileitores,só diziam:"Viu o PT até no Detran (Departamento Estadual de transito) só nesta máfia o desviu foi de R$48 milhões...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo15.1.08

    Artigo digno de estar no Observatório da Imprensa! Ainda mais que o dinnerS, rolf e pares não observam a imprensa faz anos...Parabéns! Cid

    ResponderExcluir
  5. Anônimo15.1.08

    Melo,
    Nao sei se vç percebeu ontem no jn, a noticia da morte de um garoto de 13 anos em Recife. Pois bem, a menos de 40 dias atras, um garoto de 14 anos de idade foi foi morto barbaramente por meio de choques eletricos em Sp e a desculpa da policia de la e que o garoto havia sido confundido com marginais! Uma coisa eu nao vi nessa reportagem foi o sensacionalismo da reportagem mostrada ontem! Um detalhe. O governador de Pernambiuco e do PSB, portanto aliado de Lulla, enquanto que o governador de Sp e o Tucano Jose Serra. Coincidencia.........................

    ResponderExcluir
  6. Eu não vi o JN, mas isto é de rir do absurdo, ou de chorar de raiva.

    ResponderExcluir
  7. Três letras: PQP!
    Mais quatro: FDPS!
    Matou a pau!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo13.3.09

    Mais alguem reparou que quando o dolar sobe, chove criticas contra o governo, seja ele qual for? É que a Globo tem uma divida alta, em dolares.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.