Em resposta à morte de Agatha, Witzel corta incentivo à redução de mortes por policiais

Capa Extra. 5 crianças mortas e ninguém preso

Incentivo que dava gratificação em dinheiro aos policiais por redução de mortes foi retirado pelo governador no primeiro dia útil após assassinato de Agatha


Em 2009, o então governador Sergio Cabral criou o Sistema Integrado de Metas (SIM), que premiava policiais que atingissem metas na redução da violência.

Entre essas metas estava a redução de mortes por policiais, exatamente a que o governador Witzel retirou por decreto nesta segunda, como se fosse uma resposta ao assassinato da pequena Agatha Félix, de oito anos, morta por um tiro nas costas por disparo policial, segundo todas as testemunhas.
Há cinco anos, o Rio de Janeiro tem vivido um aumento constante das mortes por policiais, batendo recordes a cada mês. Apesar da redução dos homicídios "simples", os óbitos por intervenção de agentes públicos subiram de 1.075, de janeiro a agosto de 2018, para 1.249 no mesmo período de 2019 —alta de 16%.
Neste ano, o crescimento vem na esteira de declarações de Witzel defendendo o "abate" de criminosos portando armas, independentemente de haver reação. Eleito com uma pauta de endurecimento na segurança pública, ele tem endossado as ações policiais que resultam em morte, mesmo antes da conclusão das investigações. [Folha]
Se com o incentivo remunerado à redução de mortes elas aumentaram, imagina agora sem eles.

Como mostra a capa do Jornal Extra de hoje [imagem acima], as mortes por policiais nunca são esclarecidas e seguem impunes no Rio, situação que pode ainda piorar caso seja aprovada a lei de Moro com o excludente de ilicitude.


Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello