Alerta de um italiano sobre coronavírus: 'Vocês não têm ideia do que vem por aí'

O Papa andando nas ruas de Roma vazias

Italiano descreve o dia a dia do crescimento da pandemia do COVID-19 na Itália, como alerta



A Itália teve ontem um domingo trágico, com o maior número de mortos em apenas um dia, 369. Agora, o país registra 1.809 óbitos pela doença desde fevereiro, quando foi registrado o primeiro caso no território italiano.

Por lá, a população não deu muita importância ao COVID-19 a princípio, como aqui. Por isso, um italiano escreveu para o mundo um alerta do que é o vírus, como ele foi recebido na Itália e seus efeitos devastadores nos dias atuais.

Para que a gente não deixe que o mesmo se repita por aqui, repito a mensagem dele a seguir.


"Para o resto do mundo, vocês não têm ideia do que está por vir".
Como eu acho que todos sabem, a Itália está em quarentena por causa do surto de coronavírus. Essa situação é ruim, mas o pior é ver o resto do mundo se comportando como se nada fosse acontecer com eles. Nós sabemos o que você está pensando por que também estivemos na mesma posição.
Vamos ver como as coisas aconteceram:
🟢 ESTÁGIO 1:
Você sabe que o coronavírus existe, e os primeiros casos começam a aparecer no seu país. Nada para se preocupar, é só uma gripe um pouco pior!
Eu não tenho 75 anos ou mais, então o que poderia acontecer comigo?
Estou seguro, todo mundo está exagerando, qual a necessidade de usar máscaras ou estocar papel higiênico?
Vou continuar vivendo minha vida normalmente, não é preciso entrar em pânico.
🔵 ESTÁGIO 2.
O número de casos começa a aumentar. Eles declaram uma ou duas pequenas cidades como "zonas vermelhas", onde foram encontrados os primeiros casos e muitas pessoas foram infectadas (22 de Fev.)
Bom, isso é triste e um pouco preocupante, mas estão cuidando disso, então nada que seja motivo de pânico. Acontecem algumas mortes, mas são todas pessoas mais velhas, então a mídia só está criando pânico por audiência… que absurdo.
As pessoas continuam levando a vida normalmente… não vou deixar de sair e encontrar meus amigos, não é? O vírus não vai chegar em mim. Todo mundo está bem aqui.
🟣 ESTÁGIO 3:
O número de casos está rapidamente crescendo. Quase dobrou em um só dia.
Acontecem mais mortes. Eles declaram 4 regiões inteiras, onde estão a maioria dos casos, como zonas vermelhas e as colocam em quarentena.
25% da Itália encontra-se em quarentena. Escolas e universidades estão fechadas por decreto nessas áreas, mas bares, empresas, restaurantes, etc. ainda funcionam normalmente.
O decreto é liberado por alguns jornais antes da hora então cerca de 10 mil pessoas das zonas vermelhas escapam da região para retornar às suas casas em outras partes da Itália (isso será importante mais tarde)
A maior parte da população de 75% da Itália continua vivendo normalmente.
Eles ainda não entendem a seriedade da situação. Em todas as partes você é aconselhado a lavar as mãos e sair menos de casa, grandes grupos de pessoas são proibidos, e a televisão te lembra dessas regras a cada 5 minutos.
Mas isso ainda não entrou na cabeça das pessoas.
🟤 ESTÁGIO 4:
O número de casos cresce rapidamente. Escolas e universidades estão fechadas em todo o país por pelo menos um mês. É uma emergência de saúde nacional.
Os hospitais estão lotados, e unidades inteiras são esvaziadas para abrir espaço para pacientes com o coronavírus. Não há médicos ou enfermeiros suficientes. Profissionais aposentados ou em formação (nos últimos 2 anos da faculdade) começam a ser chamados. Não existem mais turnos, apenas trabalhar o máximo que conseguir.
Obviamente médicos e enfermeiros estão sendo infectados, contaminando suas famílias.
Existem muitos casos de pneumonia, muitas pessoas que precisam ser internados na UTI e não há lugares suficientes para todos. Nesse momento é como estar em uma guerra: os médicos têm de escolher quem tratar baseado na chance de sobrevivência. Isso significa que os idosos e pacientes com traumas/derrames não podem ser tratados por que o casos do corona têm prioridade.
Não há recursos suficientes para todos e eles tem que ser distribuídos da maneira mais eficiente.
Eu gostaria de estar brincando mas isso é literalmente o que aconteceu. Pessoas morreram por que não havia mais lugares disponíveis.
Tenho um amigo médico que me ligou devastado por que teve que deixar 3 pessoas morrerem naquele dia. Enfermeiras chorando porque veem pessoas morrendo e não pode fazer nada além de oferecer oxigênio. Um parente de um amigo morreu ontem do corona por que não pôde ser tratado.
É caótico, o sistema está em colapso.
O coronavírus e a crise sendo provocada por ele é só o que você vê em todos os lugares.
🔴 ESTÁGIO 5:
Se lembra das 10 mil pessoas que correram da zona vermelha para o resto da Itália? Bom, o país inteiro agora precisa ser declarado em quarentena.
O objetivo é diminuir a proliferação do vírus o máximo possível.
As pessoas podem ir ao trabalho, fazer compras, ir à farmácia e todo o comércio continua aberto, porque do contrário a economia entraria em colapso (e já está), mas você não pode sair da sua região sem uma razão válida.
Agora há medo, você vê muitas pessoas com máscaras e luvas, mas algumas pessoas ainda pensam ser invencíveis e vão a restaurantes em grandes grupos, saem para beber, etc.
Próximo passo.
⚫️ ESTÁGIO 6:
2 dias depois, é anunciado que a maioria dos comércios está fechada: bares, restaurantes, shoppings, lojas, etc. Tudo menos supermercados e farmácias.
Você pode sair de casa apenas se possuir uma certificação com você. Essa certificação é um documento oficial em que você declara seu nome, de onde vem e para onde vai e por que.
Existem muitos pontos de verificação da polícia. Se você é encontrado fora de casa sem uma boa razão, você pode receber uma multa de até €206.
Um paciente sabidamente positivo para o coronavírus, se sair de casa sem autorização, pode ser preso por 1 a 12 anos, por homicídio.
CONCLUSÃO:
Essa é a situação hoje, no dia 12 de Março. Saiba que tudo isso aconteceu em cerca de 2 semanas.
PASSARAM-SE 5 DIAS DO ESTÁGIO 3 ATÉ HOJE.
O resto do mundo além da Itália, China e Coréia está só agora começando a atingir outros estágios, então deixa eu te dizer:
Você não sabe o que está por vir.
Eu sei disso por que há 2 semanas era eu quem não fazia ideia e achava que não era tão ruim. Mas é.
E não por que o vírus em si é particularmente perigoso ou letal, mas por todas as consequências que ele traz.
É difícil ver todos esses países agindo como se o vírus não estivesse vindo e não tomando providências ou precauções, que são necessárias para o bem estar de seus cidadãos, enquanto ainda podem.
Por favor, se você está lendo isso, tente agir da melhor maneira possível. O problema não vai se resolver sozinho se só o ignorarmos.
Só pensar quantos casos não descobertos podem existir só na América é assustador, e estão em um grande problema pela maneira como o governo funciona.
Nosso governo (italiano) dessa vez fez um bom trabalho, eu devo dizer. As ações tomadas foram drásticas mas necessárias, e talvez a única forma de limitar a contaminação.
Está funcionando na China então esperamos que funcione aqui também (já está funcionando em algumas das primeiras zonas vermelhas que entraram em quarentena antes de todas as outras).
Estão tomando medidas para proteger os cidadãos, como provavelmente suspender o pagamento de hipoteca pelos próximos meses, ajudar donos de comércios que foram obrigados a fechar e outras coisas do tipo.
Eu entendo que são atitudes muito difíceis, senão impossíveis, de se tomar em alguns países, e é realmente preocupante pensar o que poderia significar em uma escala global.
Eu me pergunto se essa pandemia será um ponto de inflexão em nossa sociedade.
Se existem casos onde você vive, então o vírus está se espalhando, e talvez você esteja 1-2 semanas atrás da nossa presente situação.
Mas você vai chegar ao nosso ponto eventualmente.
POR FAVOR tome qualquer precaução que puder.
Não aja como se não fosse te atingir.
Se puder, FIQUE EM CASA.

Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
(Apenas Assinantes)

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.