Acusação usa jornalistas do Guardian contra Assange e eles não se manifestam




Em seu perfil no Twitter, Craig Murray lança dura crítica a dois jornalistas do The Guardian, que têm sido usados pela acusação contra Assange e não têm se prontificado a vir a público testemunhar em seu favor.

O Guardian e outros grandes jornais da mídia comercial pelo mundo, inclusive do Brasil, publicaram material do WikiLeaks de Assange e agora estão acompanhando à distância, ou nem isso, o julgamento que pode levar à extradição do jornalista, editor e publisher do WikiLeaks, fazendo a egípcia.
Dois indivíduos - David Leigh e Luke Harding do The Guardian foram citados pelo Ministério Público que atacou Assange, como justificativa para sua extradição, em todos os dias da audiência. Ambos têm mantido um silêncio vergonhoso e covarde.
Muitas testemunhas a esse respeito disseram que Julian Assange era extremamente cuidadoso em proteger identidades - mesmo "obcecado" por isso - no material do Wikileaks e cuidando da redação antes da publicação. O advogado do governo dos EUA cita apenas os dois, Leigh e Harding, dizendo o contrário.
A promotoria os cita várias vezes, mas eles não têm coragem de ficar no banco das testemunhas e ser interrogados sobre essas declarações. Talvez pelo fato de ter sido a publicação DELES da senha do cache em seu livro que levou ao vazamento do material não editado.
Por que esses jornalistas agem assim? Para se protegerem ou protegerem o The Guardian?

Por que a mídia comercial se mantém praticamente ausente do julgamento? Não percebem que estão permitindo um precedente que poderá ser usado contra eles no futuro?

A acusação já disse que nenhum jornalista estará a salvo de vir a ser julgado pela lei dos EUA, caso publique material confidencial daquele país.

Vamos ver se com a provocação de Murray, que os citou com as arrobas do Twitter que possuem [eu também fiz o mesmo, em seus perfis] eles continuam em silêncio.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.