Gambito de Lewandowski sobre Pazuello pode levar a xeque-mate em Bolsonaro na CPI


Quando os advogados de Pazuello, aconselhados pela AGU, solicitaram ao STF que o ex-ministro tivesse direito ao silêncio na CPI, não imaginavam a armadilha que prepararam para seu cliente e, por extensão, a seu antigo chefe, Bolsonaro.
 
O ministro Lewandowski deu um verdadeiro gambito em Pazuello em sua decisão.
 
A palavra gambito, usada no jogo de xadrez, ficou popularizada pela série Gambito da Rainha, de grande sucesso na Netflix. Acontece quando um jogado sacrifica uma peça para conseguir uma vantagem adiante.
 
Foi o que aconteceu com a decisão de Lewandowski. O ministro do STF deu a Pazuello:
"o direito ao silêncio, isto é, de não responder a perguntas que possam, por qualquer forma, incriminá-lo, sendo-lhe, contudo, vedado faltar com a verdade relativamente a todos os demais questionamentos não abrigados nesta cláusula. Por outro lado, no que concerne a indagações que não estejam diretamente relacionadas à sua pessoa, mas que envolvam fatos e condutas relativas a terceiros, não abrangidos pela proteção ora assentada, permanece a sua obrigação revelar, quanto a eles, tudo o que souber ou tiver ciência, podendo, no concernente a estes, ser instado a assumir o compromisso de dizer a verdade." 
Pazuello só tem direito ao silêncio naquilo que possa incriminá-lo - o que é praticamente uma confissão de culpa. Mas é obrigado ("tem a obrigação de revelar", na sentença) a responder sobre fatos imputados a outros "com o compromisso de dizer a verdade".
 
Traduzindo por outra expressão - esta muito mais antiga que a série: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
 
Ao calar se incrimina. Ao dizer obrigatoriamente a verdade incrimina outros, especialmente Bolsonaro, o senhor da morte que fez de Pazuello seu general Cloroquina.
 
Como lá atrás, Pazuello deu declaração de que seguia ordens de Bolsonaro em suas decisões no ministério ("É simples assim: um manda e o outro obedece"), a decisão de Lewandowski pode gerar um xeque-mate na CPI: o impeachment de Bolsonaro por crimes de responsabilidade na condução da pandemia da COVID.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.