Governo Lula estuda levar Pé-de-Meia para mais 1 milhão de estudantes

O programa Pé-de-Meia, voltado para estudantes do Ensino Médio de baixa renda, atende 2,5 milhões de jovens. com um custo anual de R$ 7,1 bilhões. 

Agora, o MEC estuda ampliar o programa para mais 1 milhão de jovens, que terão apoio para prosseguir nos estudos e terminar o Ensino Médio.

O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), Alexsandro do Nascimento Santos afirma que há um estudo técnico no MEC para integrar ao programa os inscritos no Cadastro Único.

“Há um estudo técnico para avançar o programa para todo mundo no Cadastro Único. Seria um investimento robusto para incluir mais um milhão de novos estudantes.”  

O objetivo do governo do presidente Lula é combater a evasão escolar e fazer com que os jovens se mantenham na escola para terminar o ensino médio.

Para o professor do Insper e da Universidade de São Paulo (USP), Naercio Menezes Filho, "a conclusão do ensino médio pode ajudar o jovem a ter uma renda de 12% a 15% maior. Hoje há uma preocupação grande no país com os jovens que não estudam nem trabalham".

Ampliação para o EJA

Segundo Alexsandro do Nascimento Santos, dependendo da avaliação do programa neste primeiro ano de implementação, e do estudo dentro das limitações do orçamento discricionário em que há um limite para as políticas sociais, o programa pode ser ampliado ainda mais alcançando os estudantes do EJA,

Há ainda o desejo do MEC em ampliar o programa para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas isso depende tanto do estudo, quanto dos resultados do programa neste primeiro ano. [Valor]
Conheça as regras e o Calendário do Programa Pé-de-Meia.





Contribua com o blog que está com você há 19 anos