‘Grande imprensa’ quer jogar valerioduto tucano nas costas de Lula

Só hoje, quatro dias depois da IstoÉ ter publicado reportagem denunciando o valerioduto tucano, e dois dias depois deste blog ter colocado um link (que estava no Consultor Jurídico, da Agência Estado! – portanto, eles sabiam) para o relatório da PF com a denúncia, é que os jornalões se moveram e publicaram reportagens sobre o assunto. Miudinhas, envergonhadas, longe da primeira página. Mas publicaram. Agora, reparem nas manchetes:

O Globo: Valerioduto mineiro será denunciado em breve
Estadão: Planalto teme ligação de Mares Guia e Azeredo
Folha: Ministro atuou no mensalão mineiro, diz PF

O Globo foi mais parcimonioso, jogando maliciosamente o foco para o valerioduto – que até o momento sempre esteve associado ao PT.

A Folha diz que ministro [de Lula] atuou no mensalão. Mas está errado. Embora sejam a mesma pessoa, quem atuou no mensalão não foi o ministro de Lula, mas o vice-governador do governo tucano de Minas e tucano do Brasil. Lula era oposição, na época, e disputava a presidência com o candidato à reeleição FHC. Portanto, a campanha de Azeredo não era só para sua reeleição, mas para a de FHC também. Logo, os R$ 100 milhões (à época) também foram utilizados na reeleição de FHC.

Já o Estadão vai além e diz que o Planalto (entenda-se governo Lula) teme ligação de Mares Guia e Azeredo. Erradíssimo. Quem deve é quem teme, e o Planalto atual não tem nada a ver com aquele esquema, que foi usado, em Minas, contra Lula, que era adversário do tucano FHC na disputa pela presidência.

O comportamento da “grande imprensa” na cobertura desse caso, esmiuçado e denunciado pelo relatório da PF, está claro: ou bem se omite ou então tenta empurrar para o governo Lula o maior escândalo de desvio de dinheiro da história do país, mais de R$ 100 milhões de valores da época (1998), o que corrigido dá quase três dos tais “mensalões” do PT.

Dinheiro que veio de empresas privadas, mas, em grande parte, dos cofres mineiros (via governo tucano do estado) e brasileiros (via governo tucano de FHC). Para financiar as campanhas à reeleição dos tucanos Azeredo e FHC. É o que mostra o relatório da PF, que está aqui, na íntegra.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail