Mídia corporativa mundial lança combate às fake news nas redes sociais para manter o monopólio delas


Quem vê de fora sem um olhar crítico tem a impressão de que um disco voador desceu numa reunião de mídias corporativas do planeta e deu o comando:

- É preciso combater a proliferação de notícias falsas. A coisa está fora de controle. Olha o Brexit, a eleição de Trump. Ninguém sabe onde isso vai parar.

Então, Facebook (até o Zucka!), NYT, Guardian, ..., e aqui no Brasil Folha, O Globo, todo mundo ao mesmo tempo saiu dizendo que criou equipes de jornalistas e aplicativos para combater as fake news. Com um detalhe importantíssimo: Combater fake news nas redes sociais.

Na verdade, a mídia corporativa está apavorada porque perdeu o monopólio das notícias falsas, das manchetes manipuladas, das fichas falsas de Dilma com que destruíam adversários, elegiam comparsas e companheiros de butim.

O objetivo agora é tentar recuperar as rédeas das redes para que tudo volte a ser como antes no quartel de Abranches.

O reaciocínio (neologismo de reaça + raciocínio) é primário, mas visa atingir exatamente aquele povo do reaciocínio que sempre foi na onda deles e que agora anda meio perdido.

Então (é isso o que as mídias corporativas pretendem) o sujeito lê alguma notícia viralizando nas redes socias e sai correndo para o colo do papai Globo, da mamãe Folha ou da boimate Veja para que eles deem seu veredicto...

Mas eles são tão bandeirosos, que, um dia antes de lançar seu "É isso mesmo?" (nome que todos os jornalistas de O Globo se juntaram e passaram dias em intermináveis reuniões para batizar o grupo de combate às fake news...), um dia antes, O Globo produziu uma tremenda notícia falsa, reproduzida na imagem acima.

A manchete diz: "Mulher de Moro afirma que provas indicam que Lula é dono do sítio em Atibaia". Você lê a matéria e o que ela diz é que foram encontrados alguns objetos de Lula no sítio o que sugere que ele aparentemente é dono do imóvel". FAKE!

Querendo inverter o jogo, a mídia corporativa se comporta como aquele ladrão que após cometer o crime sai correndo e gritando "pega ladrão".

Mas a blogosfera está de olho e há muito tempo vem travando esse combate e denunciando as notícias falsas produzidas pela mídia corporativa mundial, como essa nova de que eles são combatentes contra a mentira e a favor da verdade...É fake!