César Maia deixa o Rio às trevas

Em reportagem de hoje no Globo, o ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Maia, assume culpa pela cidade estar com a iluminação pública deficiente:
O prefeito César Maia assumiu ontem a culpa por parte da cidade estar mergulhada na escuridão. Segundo ele, o principal problema hoje não é o furto de cabos de energia, mas a manutenção deficiente da iluminação pública. César disse que os estoques de material para reposição da RioLuz estão muito reduzidos há pelo menos 15 dias, porque não liberou recursos para a reposição:

— O erro foi meu. As luzes apagadas nada têm a ver com o furto de cabos. O estoque de material da RioLuz ficou reduzido numa velocidade maior do que o normal. E os créditos que mantinha no orçamento não foram suficientes.

Ontem mesmo o prefeito liberou R$ 2,5 milhões em créditos para a RioLuz. César acredita que a situação deverá estar normalizada num prazo entre 15 e 30 dias.

Como se vê, segundo palavras do próprio César, o problema existe há 15 dias e vai precisar de mais 15 para ser solucionado. Um mês de escuridão na cidade, porque o prefeito não faz o dever de casa. Já o ex-blog funciona todo dia, com sol ou chuva, luz ou escuridão...

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Lula na frente. Mas pode haver segundo turno

Datafolha: pesquisa eleição 2006

Estes gráficos são do Datafolha e se referem às duas últimas pesquisas do Instituto.

Em relação à pesquisa anterior, Alckmin subiu sete pontos e Lula, um - apenas dentro da margem de erro.

Lula continua vencendo a eleição no primeiro turno. Contando apenas os votos válidos, Lula tem 54% e Alckmin, 35%.

Na votação espontânea (aquela onde não é apresentada a lista com nomes ao pesquisado), Lula subiu quatro pontos (de 31% para 35%) e Alckmin, seis (de 9% para 15%).

Não votariam em Lula de jeito nenhum 31% dos pesquisados; em Alckmin, 19%.

Possibilidade de um segundo turno

Má notícia para Lula é que entre os 16% dos pesquisados incluídos nas categorias Em branco/Nulo e Não sabe, 28% rejeitam a candidatura do presidente. Isto dá quase 5%. Se eles se decidirem por qualquer outra candidatura, a possibilidade de um segundo turno fica dentro da margem de erro da pesquisa (2% para mais ou menos).

Três detalhes merecem ser destacados:

1) A comparação entre as pesquisas tem de ser vista com reservas, pois os candidatos não são os mesmos;

2) A pesquisa é feita após intensa divulgação de Alckmin nos programas e inserções do PSDB e de ataques a Lula nos programas e inserções do PFL, em flagrante desrespeito à lei, que diz que os programas e inserções têm como objetivo "difundir os programas partidários, transmitindo mensagens aos filiados sobre as atividades e posição do partido sobre temas político-comunitários".

3) Por que o Instituto, ao calcular os votos válidos, transformou os 34,52% de Alckmin em 35% e os 54,76% de Lula em 54%, comendo assim 1% do presidente?

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

O discurso de Alckmin

AlckminQuando da confirmação de sua candidatura pelo PSDB, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin deixou à mostra a grande dificuldade de sua campanha até agora: a falta de foco. Por causa disso, houve muita reclamação - especialmente entre os convencionais presentes - no sentido de que o discurso foi longo.

Há uma piada, atribuída a Einstein, que diz que o conceito de relatividade do tempo pode ser melhor explicado se fizeramos a comparação entre 20 segundos beijando a mulher amada com 20 segundos com a bunda encostada numa chapa quente.

A falta de foco fez a chapa ficar quente - se é que me entendem. O discurso teve momentos muito bons. Alguns deles apontaram com precisão cirúrgica incompetências, omissões e incoerências do governo Lula.

O problema é que o discurso ficou como um camelo, quando se queria um cavalo. É clara a participação de várias pessoas em sua feitura, o que prejudicou o resultado final.

Culpa do candidato? Culpa da assessoria? Como saber? O fato é que, por sua leitura, vê-se que o pessoal da área de educação está com mais poder que outros dentro da campanha. Mas, é este o foco?

Descer a detalhes de programas de governo em um discurso de lançamento de campanha seria até admissível, caso se tratasse de candidato conhecido da população. Não é o caso.

Para o candidato tucano, a prioridade é tornar-se conhecido. Só aí ele será ouvido e poderá mostrar ao que veio. O discurso colocou a carroça na frente dos bois.

Para conhecer a íntegra do discurso de Alckmin, clique aqui.

(Vi ontem uma boa inserção de Alckmin na TV, no horário que deveria ser ocupado apenas pela divulgação do PSDB. Pergunto, já começou a campanha eleitoral, ou o TSE está só atrás do Lula?)

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

São idiotas os internautas?

internetÉ isto o que nós internautas merecemos? Li que um grande portal da Internet convidou o ex-deputado José Dirceu e o ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Maia, a criarem blogs especiais para comentarem as próximas eleições.

É apostar na idiotice dos internautas. Ou alguém acredita que Dirceu criticará a campanha de Lula? Ou que César Maia fará alguma crítica além das que faz, que visam apenas posicionar melhor seu grupo e seus interesses políticos no RJ?

Segundo a mesma fonte, César declinou e Dirceu topou.

(Como amanhã é feriado futebolístico nacional, na quarta vou comentar o discurso de Alckmin, quando do lançamento de sua candidatura, do ponto de vista técnico, como fiz com o de Lula)

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

TSE libera geral. Menos para Lula

Marco Aurélio MelloEm seu ex-blog, o ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Maia, fez críticas ao último programa do PSDB em nível nacional, veiculado quinta-feira passada.

O programa foi inteiramente dedicado ao candidato tucano, Geraldo Alckmin, e as críticas de César Maia importam menos que o silêncio do presidente do TSE, Marco Aurélio de Mello. Afinal, segundo o TSE, "o objetivo do programa é o de difundir os programas partidários, transmitindo mensagens aos filiados sobre as atividades e posição do partido sobre temas político-comunitários".

Ministro, foi isto o que fez o PSDB, ou propaganda eleitoral de seu candidato? Aliás, na semana anterior, o PFL usou seu horário unicamente para criticar o governo Lula, também em completo desacordo com as determinações do TSE.

A proibição é só para o presidente Lula, ministro?

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

O discurso de Lula, e o teleprompter

Lula. Foto Agência Estado

No Blog do Noblat ontem:

Não se engane quem esteve na convenção do PT e achou o máximo ver Lula discursando por mais de um hora e esparramar números.
Lula leu o discurso inteirinho de olho na platéia. Como? Usando pela primeira vez o famoso TP (Tele-Prompter).
TP é um equipamento usado geralmente nos programas de televisão. O texto é transmitido na tela enquanto alguém o lê.
De alta tecnologia, o TP usado hoje no discurso de Lula é transparente (veja na foto acima à direita). Quem está ao lado do palco pode até perceber. Quem está distante, dificilmente. Acha que Lula tem todos aqueles números na cabeça. Mas não tem.

Se é a primeira vez que Lula usa um teleprompter, coitado, está atrasado! A tecnologia do teleprompter é antiga, e mesmo esta do TP transparente, eu utilizo em eventos que dirijo há uns 15 anos. Não tem nada de alta tecnologia, nem custa caro. Com o operador incluído, o aluguel deve estar por uns R$ 1 mil, se tanto.

Não há demérito algum em utilizar-se de um, como tentaram fazer crer vários comentaristas no post do Noblat. O TP é apenas um facilitador, e qualquer executivo que já teve que falar para grandes platéias faz uso deles.

Plestra com TPEsta outra foto que reproduzo aqui mostra como ele é antigo, e seu modo de funcionamento. Para quem está na platéia, há apenas uma placa transparente, que não impede a visão do rosto do orador. O efeito, observado pelo Noblat em sua postagem, é que parece que o orador está olhando para a platéia, quando na verdade lê o texto no TP - este é o objetivo de ele ser transparente. Para o orador, as placas rolam o texto, que é operado em outra parte por uma pessoa, que faz com que o texto acompanhe a velocidade do orador.

Começou a ser utilizado em um outro imenso país, com presidentes aparentemente tão "desinformados" quanto os nossos - os Estados Unidos.

Importante é saber: o discurso foi bom? No aspecto técnico, foi. Muito bem construído, inclusive utilizando-se da "fulanização", que é uma técnica que defendo e utilizo, e sempre causa grande efeito na platéia. Acho apenas que houve um erro de roteirização, com aspectos mais fracos do discurso colocados logo após a "fulanização", o que certamente esfriou um pouco os ânimos. O certo é que essa parte deveria ter sido invertida.

No aspecto político também muito bom. Mas deixou à mostra os flancos por onde o presidente não tem muito como se defender, nem do que se jactar: saúde, educação e segurança pública, sem contar as estradas.

A íntegra do discurso de Lula pode ser encontrada aqui.

(Pós escrito, às 20h30min: Estou impressionado com a falta de informação de nossos jornalistas políticos sobre uma matéria que deveria ser o beabá deles, a comunicação política. Jornais, blogs, todo mundo pasmo com... o teleprompter! Nesta segunda, vou fazer uma postagem mais detalhada sobre o TP, inclusive respondendo a dúvidas que me foram enviadas por comentário e e-mail)

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Mãe Kitola, Alaor de Divinópolis, Brasil e Gana

Do Blog do Mello na Copa :

hipnoseA coluna do Jorge Bastos Moreno hoje em O Globo traz a revelação de que o vidente Alaor de Divinópolis afirmou que o Brasil vai ser despachado por Gana. Este blog correu atrás de nossa desconhecida evidente, mãe Kitola, para saber o que ela pensa disso. Mãe Kitola estava às voltas com uma preocupação bem diferente daquela que usualmente esperamos ver na caixola de uma vidente: o template de um blog, que ela pretende inaugurar em breve.

- Mãe Kitola, o vidente Alaor de Divinópolis disse que Gana vai mandar a seleção brasileira de volta. É verdade?

- Como diz o Caetano Veloso, é verdade. Ou não.

- Como assim? É ou não verdade?

- Pode não ser, pode ser. Meu filho, nós temos apenas a intuição, conseguimos perceber no ar o que pode ou não acontecer. Mas existe aquele que é o bem mais precioso que Deus nos deu, o livre arbítrio. Tudo vai depender do livre arbítrio do Parreira. Se jogar o Brasil do P, voltamos. Se for o Brasil do B, ganhamos.

- Brasil do P?!

- O Brasil do Parreira, aquele que quase levou o Brasil a não disputar a Copa de 94, porque não queria convocar o Romário. Quando ouviu a voz do povo e convocou o Baixinho, o Brasil se classificou (com dois gols de Romário) e foi campeão. Preciso lembrar que Romário foi eleito o melhor jogador daquela Copa?

- E o Brasil do B?

- Meu filho, não ficou claro para você?...

E mais não disse, porque se debruçou sobre um tutorial de CSS e outro de HTML sobre a mesa.

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Jaguar devolve Medalha Pedro Ernesto

Jaguar com a Medalha Pedro Ernesto. Foto O DiaO cartunista Jaguar, um dos fundadores do histórico Pasquim, devolveu ontem a Medalha Pedro Ernesto, maior condecoração do Rio de Janeiro, recebida por ele há oito anos. A razão? Jaguar se recusa a ser "companheiro de medalha" de Roberto Jefferson, o deputado do PTB que teve o mandato cassado por corrupção no ano passado e foi condecorado na Câmara com a mesma medalha recentemente.

- "O sujeito é réu confesso, embolsou R$ 4 milhões e foi condecorado pela filha, num ato de nepotismo. Não deu para engolir."

Jaguar foi à Câmara Municipal do Rio, onde deixou os servidores atônitos, ao pedir que protocolassem a devolução. "Isso é no segundo andar", reagiu a balconista, como se existisse departamento de devolução de medalhas. A situação era inédita e foram tirar do plenário a presidente em exercício da Câmara, vereadora Leila do Flamengo.

Leila compromenteu-se a mudar os critérios de condecoração para evitar vexames e convidou Jaguar a ir a plenário, mas ele negou o convite.

(Ainda hoje: Alaor de Divinópolis afirma que Gana vai mandar o Brasil de volta. E Mãe Kitola, nossa desconhecida evidente?)

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Dobradinha de 4 em Minas: Lula-Aécio-Alencar-PMDB

Lula e AécioComo dizia o falecido colunista Ibrahim Sued, "sorry, periferia", mas mais uma vez este blog saiu na frente. Agora com a informação de que Alencar será novamente o vice na chapa de Lula, com o devido porquê. E para que você não tenha que ir à postagem, a postagem vem até você. Ela é de 30 de maio de 2006 e chamava-se "Lula-Aécio: Dobradinha à moda de Minas".
O presidente Lula quer o apoio do PMDB e do governador Aécio em Minas.

O governador Aécio quer ser presidente em 2010 e que o vice de Lula seja novamente o mineiro José de Alencar. Sendo vice, Alencar não poderá candidatar-se à presidência em 2010, e ainda fecha a possibilidade de que Ciro Gomes ou outro político de peso venha a ser o vice de Lula – portanto forte candidato daqui a quatro anos.

Surge então a solução mágica, que junta o desejo de Lula ao de Aécio. José de Alencar, que é do minúsculo PRB, será novamente companheiro de chapa de Lula, mas com o compromisso de, logo após a reeleição, mudar-se com malas e bagagens para o PMDB. Com isso, fica formalizada na prática a aliança PT-PMDB, sob as bênçãos do tucano Aécio.

Uai, que trem é esse?!... Parece coisa de louco, mas “é a política, estúpido”!


Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Voto nulo: Tirando dúvidas dos eleitores

Informação do site do TSE:
O Código Eleitoral prevê que se mais da metade dos votos for de votos nulos, será convocada nova eleição ("Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais, ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias).

Os votos em branco, de forma diversa, não anulam o pleito, pois não são considerados como nulos para efeito do art. 224 do Código Eleitoral (Acórdão nº 7.543, de 03/05/1983).

Várias dúvidas dos eleitores (O que é e como se calcula o quociente eleitoral? O que é voto de legenda? Dúvidas sobre voto em trânsito etc.) podem ser tiradas na página de FAQ do TSE.

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Apagão de FHC comeu R$ 320 de cada brasileiro

Trecho da coluna do "radical de esquerda", "criptopetista" deputado Delfim Netto (PMDB-SP), que pode ser lido na íntegra aqui na Carta Capital:
(...)"o gráfico confirma o fantástico custo imposto à sociedade brasileira pela barbeiragem administrativa que se chamou "apagão de FHC". Ele confirma a estimativa feita pela Fundação Getulio Vargas, no segundo trimestre de 2001, que o crescimento do PIB do ano se reduziria entre 2% e 2,5%. No nível do PIB nominal atual, isso representa 50 bilhões de reais, além dos quase 10 bilhões de reais, em valor atual, pagos pelos consumidores como "taxa do apagão" para remendar a surpresa causada pela tragédia anunciada desde 1999! Ao todo, uma nota de 60 bilhões de reais que, trocada em miúdos, corresponde a uma cobrança de 320 reais que o governo FHC pendurou na conta de cada um dos 186 milhões de brasileiros."


Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Valerioduto chocado em ninho tucano

Antonio Fernando de SouzaO procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, pediu novas diligências e a Polícia federal enviou três delegados para Minas Gerais para investigar a existência do suposto caixa dois da campanha do senador (à época governador de Minas) Eduardo Azeredo (PSDB) em 1998. Foi neste ano e nesta campanha que nasceu o valerioduto, que mais adiante veio abastecer contas do PT e de mensaleiros coligados.

Documentos em poder da Polícia Federal indicam a existência de pelo menos R$ 100 milhões, que teriam sido movimentados para financiar a campanha pela reeleição de Azeredo, e de outros deputados, dinheiro (na expressão delubiana) "não-contabilizado".

O procurador, que ficou conhecido por chamar de quadrilha os 40 envolvidos no mensalão, quer apurar dindim por dindim o nascedouro do valerioduto no ninho tucano.

( No Blog do Mello na Copa , 'Parreira é um gênio ou uma besta II')

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

FHC não disse que 'a ética do PT é roubar'

Trechos de reportagem de O Globo:
O ex-presidente Fernando Henrique negou na Justiça ter falado em entrevista à revista "IstoÉ" que "a ética do PT é roubar". A frase foi publicada na capa da revista em fevereiro deste ano e reproduzida por vários veículos de comunicação, entre eles a página oficial do PSDB na internet.

(...)Na defesa apresentada à 1ª Vara Criminal do Fórum Regional da Lapa, em São Paulo, Fernando Henrique negou que tenha dito a frase da capa, anexou cópia em áudio da entrevista e um laudo do Instituto Del Picchia com a transcrição da gravação, mas não contesta os demais pontos da publicação.


Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Marco Aurélio de Mello diz que aumento é ilegal

Marco Aurélio MelloA chamada de capa de O Globo anuncia: O presidente do TSE, Marco Aurélio de Mello, voltou a criar confusão ao afirmar que a lei eleitoral não permite os aumentos salariais para servidores anunciados pelo governo. A medida pode atingir o bolso de 1,3 milhão de servidores.

Já avisei aqui que estas devem ser as eleições mais tumultuadas dos últimos tempos, porque o senhor ministro adora os holofotes. Como seu primo, o ex-presidente Collor, ele age por rompantes. Foi assim há pouco, quando da regra da verticalização, a que ele deu uma interpretação radical. Logo em seguida, após uma visita de pesos pesados da ética na política, liderados pelo senador do pefelê baiano, ACM, o ministro voltou atrás.

Fiquem tranqüilos os servidores, porque o mesmo acontecerá agora. Outros ministros do próprio TSE já se mostraram contrários à interpretação de Marco Aurélio de Mello. É só uma questão de tempo, até que ele volte mais uma vez atrás. Para logo em seguida vir com mais uma decisão polêmica. Este é o estilo do senhor ministro.

(Mudando de assunto: Vocês já leram na internet, ou receberam via e-mail, uma mensagem ligando Marcola ao MAS de Evo Morales e com a afirmação de que os atendados do PCC em SP ocorreram apenas para abafar uma edição da Veja? Não riam. Essa corrente está circulando por aí. Vou comentá-la)

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

É possível comparar os números de Lula aos de Collor?

Em seu ex-blog, o ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Maia, mandou uma "mensagem de ânimo" para a campanha de Alckmin.
RECORDAR É VIVER ! 1989 !
Collor em julho tinha 45% das intenções de voto. Terminou em outubro o primeiro turno com 28%. Apanhou muito de quase todos. E pegou! A cada dia perdia quase um ponto na reta final!

Eta comparaçãozinha besta!...Em primeiro lugar, Collor era praticamente desconhecido quando surgiu como o Caçador de Marajás: o jovem bonito, rico e atlético que ia acabar com a corrupção no país. Ele não era governo, mas oposição a um governo pessimamente avaliado, com uma inflação mensal que chegou a 80%!

Lula, ao contrário, é conhecido da população e seu governo tem uma aprovação de 60%, segundo a última pesquisa do Ibope. Além do mais, basta comparar os adversários de Lula agora, com os de Collor em 89: o próprio Lula, e mais Brizola, Ulisses Guimarães, Mário Covas, Aureliano Chaves, Afif, Maluf, pela primeira vez Enééééééééas!, até o Gabeira, e mais uma meia dúzia...

É muita forçação de barra, não?

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Tucanos bicam Márcio Thomaz Bastos

Márcio Thomaz BastosTucanos parte para o ataque a Márcio Thomaz Bastos. Segundo a Folha, "o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Jutahy Júnior (BA), pediu ontem na tribuna do plenário o afastamento do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e enviou à Procuradoria Geral da República representação pedindo reabertura de investigação contra ele". Além disso, Jutahy vai pedir ao secretário da Receita, Jorge Rachid, um "pedido de abertura de procedimento fiscal para apuração de possíveis irregularidades" cometidas pelo ministro.

Os tucanos estão bicando MTB, porque acham que ele está por trás da investigação da Polícia Federal que afirmou que a assinatura do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo na "lista de Furnas" (olha a lista de novo aí) é autêntica.

No site do PSDB, o senador Arthur Virgílio (AM) também bicou o ministro com esse raciocício desconcertante: "Que governo é esse que simula a circulação de uma lista falsa, que, a ser verdadeira, incriminaria um dos seus mais importantes auxiliares, o honrado ministro das Comunicações, Hélio Costa?".

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

'Inchaço da máquina do Estado é lorota'

Elio GaspariLula inchou a máquina do Estado e torrou o dinheiro dos impostos no funcionalismo. Um bom "choque de gestão" permitiria que esse dinheiro custeasse as obras de infra-estrutura necessárias para tirar a economia brasileira do atoleiro. Quem quiser acredite, mas essa crença é uma lorota." (Elio Gaspari, em sua coluna de hoje. Leia o artigo completo )

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Autor de Belíssima vê a situação feiíssima

Trecho da entrevista do autor de novelas Sílvio de Abreu (atualmente com "Belíssima" no ar) à revista Veja:
(...) Como sempre acontece na Globo, realizamos uma pesquisa com espectadoras para ver como o público estava absorvendo a trama e constatamos que uma parcela considerável delas já não valoriza tanto a retidão de caráter. Para elas, fazer o que for necessário para se realizar na vida é o certo. Esse encontro com o público me fez pensar que a moral do país está em frangalhos.

Sílvio de Abreu(...) As pessoas se mostraram muito mais interessadas nos personagens negativos que nos moralmente corretos. Isso para mim foi uma completa surpresa. Na minha novela anterior, As Filhas da Mãe, há coisa de cinco anos, o comportamento dos grupos de pesquisa era diferente. Os personagens bons eram os mais queridos. Nessa última pesquisa, eles foram considerados enfadonhos por boa parte das espectadoras. Elas se incomodavam com o fato de a protagonista Júlia ficar sofrendo em vez de se virar e resolver sua vida de forma pragmática. Outro exemplo são as opiniões sobre Alberto, o personagem que não mediu esforços para tirar de seu caminho o Cemil, um bom moço, e roubar sua pretendente, Mônica. Alberto fez uma falcatrua para desmanchar o romance do rival. Em qualquer outra novela, isso faria o público automaticamente ficar do lado do mocinho. Mas as donas-de-casa não viram nada de errado na conduta do Alberto. Pelo contrário: ponderaram que, se ele fez aquilo para conquistar um mulherão, tudo bem. O fato de o André ter dado um golpe do baú na Júlia também foi visto com naturalidade. As espectadoras achavam que, se ele precisava de dinheiro, não havia mal em ficar com ela. Colocamos então que o canalha a estava roubando e as espectadoras retrucaram: deixa disso, daqui a pouco eles vão ficar bem. O fato de André ser bonito era suficiente para ganhar o prêmio máximo numa novela, que é ficar com a mocinha. Na mesma pesquisa, colhemos indícios claros de que essa maior tolerância com os desvios de conduta tem tudo a ver com os escândalos recentes da política.

(...)Numa parte da pesquisa, as espectadoras apontaram com qual personagem se identificavam, e a maioria simpatizava com a Júlia, é claro. Mas havia colocações do tipo: "Quero ser a Júlia porque aí eu pago mensalão para todo mundo e ninguém me passa a perna". Olhe que absurdo: a esperteza desonesta foi vista como um valor. O simples fato de o presidente Lula dizer que não sabia de nada e não viu as mazelas trazidas à tona pelas CPIs e pela imprensa basta - as pessoas fingem que acreditam porque acham mais conveniente que fique tudo como está. Eu me vi na obrigação de fazer alusões a essa inversão de valores em Belíssima. Quando a Bia Falcão reapareceu e disse com a maior cara-de-pau que sumiu porque estava de férias numa fazenda, ficou óbvio para todo mundo que ela estava mentindo. Mas, como Bia se impõe pela autoridade, os personagens engoliram a desfaçatez.


Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

TSE impede campanha contra 'queimadas'

Do site do TSE:
O presidente do TSE, Marco Aurélio de Mello, julgou pedido do governo federal (Petição 1894) para veicular, entre os meses de junho e julho de 2006, campanha publicitária destinada a combater o manejo indevido de queimadas próximas de linhas de transmissão e subestações de energia elétrica.

(...)Na justificativa do pedido, o governo federal esclareceu que desenvolve a campanha "Queimadas" há 12 anos. Acrescentou que a mesma teria caráter de utilidade pública, com a finalidade de prevenir danos causados pelas queimadas próximas às suas redes de transmissão de energia.

Segundo o governo, as peças publicitárias seriam desenvolvidas tendo em vista informar à população em geral e, especificamente, aos proprietários rurais que possuem áreas próximas às linhas de transmissão e subestações de energia elétrica, que a prática de queimadas próxima a estes locais traz grandes problemas para a população.

Marco Aurélio MelloO ministro Marco Aurélio de Mello "negou autorização para a publicidade, entendendo que não se trata de caso de grave e urgente necessidade pública".

Como o site não informa, gostaria de saber em que se baseou o ministro para negar o pedido. Por que ele acha que essas queimadas, que podem danificar torres de transmissão de energia, não são um perigo para a população. Será que a campanha, que é realizada há 12 anos (portanto, desde governos anteriores), em anos eleitorais inclusive, é apenas para beneficiar a candidatura do presidente Lula?

O ministro há pouco, em matéria de sua alçada, deu uma tremenda mancada, juntamente com seis outros de seus pares, no caso da verticalização. Dois dias depois, os seis voltaram atrás, ficou o dito pelo não dito.

Como pode, então, casos que envolvem os mais variados e polêmicos assuntos de um organismo complexo, como é o governo de um país com as dimensões e os problemas do Brasil, ficarem na dependência de um único homem, que tem o poder de decidir o que é ou não grave e urgente para o país?

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Revista Veja está 'preocupada'

Na coluna Radar da Revista Veja desta semana:

Cadê o voto?
Para quem sabe ler pesquisas, o dado mais preocupante (sic) da última do Ibope, que apontou uma nova subida de Lula e a estagnação de Alckmin, é o seguinte: a saída de Anthony Garotinho do páreo não foi capaz de proporcionar um mísero ponto nas pesquisas ao tucano.

O dado é preocupante para quem, cara pálida? Para os 60%, que segundo o Ibope, aprovam Lula? Ou para os 77% dos brasileiros, que, segundo a mesma pesquisa, esperam que o restante do ano seja bom ou muito bom?

(No Blog do Mello na Copa: "Parreira é um gênio ou uma besta")

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

SP: Presos fecham a cadeia de Lorena

LorenaAos que não entendem por que o PCC "soltou os bichos" na capital paulista e ficam questionando a luta das entidades defensoras dos Direitos Humanos, que clamam por melhores condições nas cadeias e penitenciárias, publico este trecho, extraído de uma reportagem da Agência Estado, que pode ser lida na íntegra aqui:
A cadeia de Lorena tem quatro celas de 4 por 5 metros de área e outras duas pequenas celas de 1,5 metro por 2 metros. Nas maiores estão 25 pessoas, onde cabem 6. Nas menores a situação é ainda pior. Os presos não têm banheiro e urinam em garrafas plásticas. Enquanto três deitam no chão, outros três se espremem em pé na parede e um fica pendurado em uma rede improvisada no pequeno espaço.

"A gente não é santo, tem de pagar, mas viver desse jeito, com este cheiro horrível, sem banheiro, sem nada, é muito ruim", reclamam os presos, diariamente.

"Eles se revezam para dormir, para sentar, para comer. Tiveram de se organizar para tentar viver nisso que podemos definir como um navio negreiro", afirmou Giaconi, delegado da Cadeia Pública de Lorena - pequena e simpaticíssima cidade do Vale do Paraíba (SP).

Apenas afastar os bandidos de nossas vistas, enfiando-os em cadeias e penitenciárias superlotadas, sem nenhuma condição de oferecer uma possibilidade de recuperação, ou simplesmente defendendo seu extermínio puro e simples - desde que longe dos olhos da "elite branca" (by Cláudio Lembo) - não vai resolver o problema da violência, muito menos o da segurança pública.

Curioso é que parte das pessoas aque acham que bandidos têm mais é que sofrer (ou, preferencialmente, morrer) criticam duramente as prisões da Polícia Federal, a "operação espetaculosa" na Daslu, a colocação de algemas no Maluf...

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Marco Aurélio de Mello volta a atacar

Marco Aurélio MelloPodem anotar que nós deveremos ter uma das eleições mais conturbadas dos últimos tempos, porque o ministro Marco Aurélio de Mello - primo do ex-presidente Fernando Collor - gosta de aparecer mais do que o show.

Se não bastasse a mancada que deu outro dia, no caso da verticalização, agora ele simplesmente proibiu o governo de divulgar um novo serviço do INSS, que permite a marcação de consultas e resolução de problemas por telefone. A alegação dele é que o governo teve muito tempo para divulgar o serviço, mas só deixou para fazê-lo "às vésperas das eleições". Só não explicou como o serviço poderia ser divulgado anteriormente, se só será inaugurado hoje...

Curioso é que em seu despacho, o ministro desceu a ripa no atendimento aos aposentados, criticou todos os governos, e dedicou atenção especial às filas, que classificou como humilhantes.

Pois é, vem um serviço que em tese vai minorar essa humilhação e o ministro proíbe sua divulgação.

Portanto, os idosos e deficientes que se encontrarem em filas por desconhecer a existência do novo serviço já sabem a quem culpar: o presidente e ministro do TSE, Marco Aurélio de Mello.

(Ah, se você que me lê é aposentado do INSS, o telefone é 135, mas por enquanto funciona apenas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste)

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Furnas abasteceu Alckmin, Serra e Aécio

Nilton MonteiroCom um atraso de 24 horas em relação a este blog, a Folha publicou hoje (aqui, para assinantes) reportagem sobre a lista de Furnas, da qual destaco trecho a seguir:
Segundo a assessoria da direção geral da PF, em Brasília, perícia do INC (Instituto Nacional de Criminalística) concluiu que a lista não foi montada e que é autêntica a assinatura que aparece no documento, de Dimas Toledo, ex-diretor de engenharia de Furnas, empresa estatal de energia elétrica. A PF informou, contudo, que não tem como atestar a veracidade do conteúdo da lista. Os papéis citam empresas que teriam colaborado para um caixa dois administrado por Dimas Toledo.

Entre as campanhas eleitorais supostamente abastecidas pelo esquema estão as do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, hoje candidato à Presidência pelo PSDB, do ex-prefeito de São Paulo José Serra (PSDB), atual pré-candidato ao governo paulista, e do atual governador mineiro, Aécio Neves (PSDB). As campanhas em 2002 teriam recebido, respectivamente, R$ 9,3 milhões, R$ 7 milhões e R$ 5,5 milhões. Tucanos negam.

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Aprendendo a ler aos 105 anos

Maria de Lourdes VianaEsta senhora da foto é Maria de Lourdes Viana. Ela tem 105 anos e está freqüentando como aluna-ouvinte uma turma de alfabetização do projeto Mova-Brasil, que alfabetiza adultos. É uma prova eloqüente de que a vontade de aprender nos acompanha sempre. Basta apenas acreditar que nunca é tarde demais para começar. Porque - citando Fernando Pessoa, um dos poetas fundamentais da língua que dona Maria de Lourdes vai aprender a ler e escrever - "tudo vale a pena se a alma não é pequena".

(Veja hoje no Blog do Mello na Copa:
. Só faltavam os urubus... E eles chegaram
. Piora a situação de Ronaldo)



Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Volta à cena a 'Lista de Furnas'

Nilton MonteiroO lobista Nilton Monteiro (foto) apresentou ontem à imprensa um documento que comprova que ele entregou à Polícia Federal, no início de maio, as cinco folhas originais da famosa Lista de Furnas, que - segundo afirma - mostra quem era quem no desvio de recursos da estatal.

Quem achava que Nilton era apenas um escroque, chantagista, que a lista não existia, quebrou a cara no último item. A lista não só existe, como a perícia preliminar da PF comprovou que é original, sem traços de falsificação. Agora vem a parte dois: a investigação de sua veracidade.

As primeiras investigações da PF concluíram que houve desvio de recursos em Furnas. O ex-deputado Roberto Jefferson confirmou que, pelo menos em relação à parte que lhe coube (R$ 75 mil), a lista está correta. Resta separar o joio do trigo.

Mais uma má notícia para a coleção dos tucanos.

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Roberto Jefferson condecorado

JeffersonO ex-deputado Roberto Jefferson, quem diria, acabou condecorado. A Câmara dos Veredores do Rio de Janeiro homenageou o ex-deputado - réu confesso de um desvio de R$ 4 mi, que ele escondeu em local incerto e não sabido - com a mais alta condecoração do município, a Medalha Pedro Ernesto.

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Atenção na hora de escolher o candidato

interrogaçãoEste é um pequeno teste para ajudar os leitores deste Blog na escolha do próximo presidente. Veja se consegue identificar os candidatos.

Candidato A - Nasceu pobre, num estado pouco desenvolvido do país, mal concluiu o curso primário. Radical nas lutas em favor dos trabalhadores, sua política agrária pode colocar em convulsão o país.

Candidato B - Está associado a políticos corruptos e consulta astrólogos. Já teve duas amantes. Fuma como uma chaminé e bebe de oito a dez copos de bebida destilada por dia.

Candidato C - Já foi despedido de dois empregos, costuma dormir até o meio-dia, usava drogas na universidade e bebe meia garrafa de whisky todas as noites.

Candidato D - Ele é um herói de guerra devidamente condecorado. É vegetariano, não fuma, bebe cerveja muito ocasionalmente, é patriota, preocupado com os valores do país, amante da pintura e escultura clássicas.

Saiba se acertou os candidatos clicando aqui.

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Lula e o país estão otimistas

LulaA mais recente pesquisa CNI/Ibope, divulgada ontem, não traz maiores novidades. Lula continua ganhando no primeiro turno, os números são semelhantes aos da pesquisa anterior, mas ainda mais favoráveis ao presidente.

A avaliação positiva do governo subiu seis pontos percentuais. Lula é o candidato menos rejeitado pelos eleitores (28%). Alckmin é rejeitado por 34%. A avaliação do presidente chegou a 60% de aprovação contra 34% de desaprovação.

Mas existe um outro número, que vai deixar as coisas ainda mais difíceis para Alckmin. O brasileiro, no geral, está otimista. Para 77% dos entrevistados o restante de 2006 será muito bom ou bom, contra apenas 14% que acham que será ruim ou muito ruim. Ou seja, aprovam o governo, aprovam o presidente e estão otimistas com o futuro imediato.

Resumindo: a coisa tá feia pra Chuchu.

(Veja ainda hoje no Blog do Mello na Copa trechos da entrevista do jornalista Juca Kfouri: 'O Brasil não vai ganhar')

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Juca Kfouri: 'O Brasil não vai ganhar'

Juca KfouriO jornalista Juca Kfouri deu uma entrevista bombástica à revista Caros Amigos. Nela, afirmou que o Brasil não vai ganhar a Copa, porque "haverá manipulação". A entrevista é muito boa. Vale a pena ler a revista, ou então acompanhar os comentários que farei dela - a partir de amanhã, porque hoje é "feriado religioso do futebol" - no Blog do Mello na Copa.

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

É hoje o dia! Brasil estréia

Clique aqui no Blog do Mello na Copa e saiba qual foi o estranho vírus que atacou a seleção croata.

Hoje também estréia a seleção francesa, de Zidane, às 13h.

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

O candidato tucano não será mais Alckmin

AlckminO pessoal da comunicação de Alckmin já começou a mexer os pauzinhos para torná-lo mais popular. O candidato tucano passará a ser chamado de Geraldo.

Nosso Blog também quer dar uma contribuição. Por que não trocar também o Chuchu por uma coisa mais palatável? Por exemplo, em Minas, ele podia ser Couve, ou então Quiabo... Em São Paulo, Mandioquinha...

Agora vai...

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Ministro acusado de receber U$ 4 mi no exterior

Márcio Thomaz BastosSegundo a Folha, o engenheiro Ivo Morganti Jr., dono da Agropecuária Ermovale, de Ibaté (SP), afirma que em 1993 pagou U$ 4 milhões para o atual ministro da Justiça. Detalhe, o pagamento teria sido efetuado numa conta de Marcio Thomaz Bastos no exterior.

Em 2003, já como ministro da Justiça, MTB teria mandado abrir inquérito na Polícia Federal:
O inquérito foi aberto em julho de 2003 por determinação do ministro da Justiça. Ele telefonou para o então superintendente da PF paulista, Francisco Baltazar da Silva, para dizer que estaria sendo alvo de uma "tentativa de extorsão".

No entanto, segundo a reportagem, o inquérito foi no mínimo estranho, já que a “transação não foi rastreada e não houve pedido de quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos citados”.

Fato é que o engenheiro continua a afirmar o depósito. Isso tem que ser investigado. Se ele é um chantagista, que vá em cana. Se não é, que se esclareça o caso. E se ao final os U$ 4 milhões não tiverem dono, podem mandá-los para mim. Hoje é meu aniversário e eu ficaria muito feliz com o presente...

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Convenção do PSDB: Pernil com Chuchu

AlckminA coisa continua feia pra Chuchu. Segundo O Globo, o discurso de Alckmin na Convenção do PSDB ontem foi feito para uma platéia quase vazia. E olha que bem que os tucanos se esforçaram. Segundo a Folha (aqui, para assinantes), o PSDB de Minas lotou mais de 200 ônibus, que saíram de Belo Horizonte para a convenção. Esses “convencionais” foram atraídos não pela candidatura tucana ou por apoio ao partido, mas pela promessa de lanche e de trabalho na campanha.
A maioria das pessoas que empunhavam bandeiras de Geraldo Alckmin na convenção admitiu ter ouvido o nome do candidato tucano à Presidência pela primeira vez. Levadas a Belo Horizonte de ônibus, disseram que a viagem foi motivada pelas promessas de lanche grátis e de emprego na campanha.

(...) Foram confeccionadas 10 mil bandeiras com o rosto de Alckmin. A Folha ouviu pelo menos 20 pessoas que carregavam essas bandeiras nas filas das barracas que distribuíam feijão tropeiro, sanduíche de pernil, espetinho de porco, cachorro-quente e refrigerante. Nenhuma conhecia Alckmin. Esse "desconhecimento" também era visível nas faixas penduradas no local, que grafavam seu nome de várias formas.

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Virgílio: "O candidato deveria ser Serra"

Arthur VirgílioO líder tucano no Senado, Arthur Virgílio (AM), deu uma entrevista à revista IstoÉ em que afirma que Alckmin cai nas pesquisas "porque não é carismático", "porque teve um comportamento dúbio em relação ao PCC" e "porque o candidato deveria ser Serra, que tinha os melhores números".

Somando-se este novo "apoio" ao do governador de Minas, Aécio Neves, e ao do ex-prefeito do Rio ainda em exercício, César Maia, pergunta-se: quem precisa de adversários?

Por falar no homem do ex-blog, Virgílio foi gentil, na mesma entrevista:
"O caráter dele é polêmico."


Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Aécio e Serra dão 'maior apoio' a Alckmin

Ronaldo e RonaldinhoEm Minas, quase 70% dos que votam em Aécio preferem Lula a Alckmin. É verdade que a transferência de votos não é automática, muito menos obrigatória, mas é visível o corpo mole de Aécio em relação ao tucano. Provavelmente não por muito tempo. Porque daqui a pouco, quando ficar definido que Alckmin não tem chances mesmo, e que sua (de Aécio) eleição está garantida, o governador mineiro vai jogar para a platéia tucana, simulando um apoio total ao ex-governador de São Paulo. Afinal, daqui a quatro anos Aécio vai precisar do apoio dele...

Quanto a Serra... A situação foi colocada com bom humor pelo Jorge Bastos Moreno, em sua coluna de O Globo:
Quem deu bola dentro foi Alckmin, ao dizer que Serra e ele formam a dupla Ronaldo-Ronaldinho.
Serra é o Ronaldo. Para evitar andar com Alckmin, um dia amanhece com bolhas nos pés e, no outro, com febre. E Alckmin, mesmo em desvantagem para Lula, só vive rindo, como Ronaldinho.


Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Começou a Copa do Mundo

Hoje no Blog do Mello na Copa , a polêmica de Lula com Ronaldo. Comentários sobre a primeira rodada, e uma dica de prêmios.

Daqui a pouco também: comentários online de Inglaterra e Paraguai. E à tarde, da Costa do Marfim contra a seleção de azul e branco.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

TSE de quinta revoga TSE de terça

Marco Aurélio MelloDo presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, negando que o Tribunal tenha sofrido pressão para voltar atrás da decisão tomada anteontem por seis a um e que agora foi anulada por sete a zero:
Não voltamos atrás por causa de pressão. De forma alguma. O Judiciário não age quer uma política governamental em curso, quer uma pressão política. O Judiciário atua dentro de balizas".

E as balizas têm nome: PSDB e PFL. As regras aprovadas na terça praticamente inviabilizavam a aliança dos dois partidos, que têm sérias divergências em vários estados.

Imaginem se a decisão de terça prejudicasse Lula e o TSE voltasse atrás, como o fez agora. O país viria abaixo.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

PSDB e PFL miram Lula e acertam o país

um sobe, outro descePSDB e PFL aprovaram na Câmara uma emenda que estende a todos os aposentados o aumento de 16,6% que a medida provisória do governo concedia apenas aos que ganham até um salário-mínimo. São R$ 12 bi a mais por ano.

Eles sabem que isso quebra o país. Mas votaram assim mesmo, porque querem que Lula tenha o ônus de vetar a emenda, e têm certeza de que ele vai fazer isso. É só um truque para ser usado no horário eleitoral. O país que se dane.

Curioso é que eles atacaram o presidente, quando Lula concedeu o aumento. Era “irresponsabilidade”, uma “medida eleitoreira”. Que agora estendem a todos os aposentados.

A ética e o compromisso dos partidos de oposição são mesmo eláááááááááásticos... Esticam ou encolhem conforme a conveniência.

O que explica isso “são as pesquisas, estúpido!”.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

MLST: ‘Ato foi um grito de desespero’, diz a CNBB

CNBBEm O Globo, a posição da CNBB sobre a invasão da Câmara por membros do MLST (Depois dessa vão dizer que sou petista apostólico romano – ou cubano...):
O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Odilo Scherer, disse ontem que a invasão da Câmara pelo Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) é intolerável, mas que por trás dele estão “pendências sociais” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que o quebra-quebra deve ser visto sob o ponto de vista da perda de credibilidade que os parlamentares têm acumulado.

— O quebra-quebra, essa verdadeira arruaça, é um ato intolerável, um desrespeito às instituições democráticas que não pode-se aceitar. Mas precisamos ver a dependência social que há por trás desse gesto. A reforma agrária, prometida por esse governo, está totalmente errada. Esse ato pode ser entendido como um grito de desespero.

Ex-presidente e atual conselheiro permanente da Comissão Pastoral da Terra, dom Tomás Balduíno disse ver o ato do MLST como de reivindicação:

— A finalidade não é o crime. É resultado do sofrimento de quem vive apanhando.

Ele comparou o ato no Congresso com a indignação de Jesus Cristo ao “chicotear os vendilhões dos templos religiosos”.

— Jesus também precisou agir com energia para afastar os maus cristãos — disse.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Bruno Maranhão - o culpado e o Inocêncio

Bruno MaranhãoOs que acreditam que eu seja um petista de carteirinha não vão acreditar, mas eu nunca havia sequer ouvido falar desse Bruno Maranhão, líder do MLST e diretor do PT. Fiquei sabendo dele agora pelos jornais. Filho de usineiros, formou-se em engenharia e em vez de ficar gerindo os negócios da família partiu para a oposição, participou da luta armada, da fundação do PT e agora, como líder do MLST, da invasão da Câmara.

Já disse e repito: sou completamente contrário ao vandalismo que aconteceu. Mas não posso deixar de pensar que se Bruno, em vez de ser um militante do MLST aos 66 anos, lutando ainda por seus ideais, fosse um usineiro como tantos outros, com trabalhadores explorados em suas usinas – alguns até escravizados – talvez ele estivesse sendo homenageado como exemplo de cidadão. Talvez estivesse até presidindo a Câmara, como estava, no momento da invasão do MLST, o deputado Inocêncio de Oliveira, que já foi condenado por utilizar trabalho escravo em uma de suas fazendas.

O vandalismo, a depredação, a violência, tudo isso tem que ser condenado, e a Justiça está aí para isso. Mas assim como as reivindicações dos ruralistas foram atendidas, que tal tratar pelo menos de votar a medida que desapropria terras onde forem encontrados trabalhadores em regime de escravidão?

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

MLST: A invasão dos 'bárbaros'

Invasão da Câmara. Foto de Adriano Machado / AEHá pouco tempo, estradas do centro-oeste até o porto de Paranaguá foram obstruídas por ruralistas, por durante quase dois meses. O direito de ir-e-vir das pessoas ficou subjugado aos comandos da estrada, que definiam quem podia ou não passar.

A mídia noticiou o fato, na grande maioria das vezes, em pequenas notícias perdidas nas páginas de menor visibilidade. Não se leu um editorial reclamando que a Constituição estava sendo violentada, não se viu um editorial defendendo a necessidade de o Exército restabelecer a ordem. Os políticos que se pronunciaram através da imprensa criticavam não os ruralistas, mas a “insensibilidade do governo para o grave problema no campo”.

Como resultado, o governo liberou bilhões para os ruralistas, em créditos a perder de vista e novos financiamentos de dívidas, que vêm sendo roladas ano após ano, governo após governo.

Agora, com a invasão da Câmara por membros do MLST, tudo muda. Invoca-se a Constituição, clama-se por uma ação do Exército, exige-se repressão violenta e cadeia “ para os baderneiros”.

E o que queriam esses “baderneiros”? Resumidamente, duas coisas: pressa na reforma agrária, penalização para os que exploram o trabalho escravo. Sobre este tema, existe um projeto a ser votado que pune com desapropriação o proprietário que for flagrado beneficiando-se de trabalho escravo. A bancada ruralista sabota a votação, e o projeto está parado.

Os membros do MLST foram à Câmara e queriam ser recebidos ontem mesmo porque buscavam ser ouvidos, queriam que os deputados votassem esses projetos. A urgência explica-se: amanhã começa a Copa do Mundo. Após, começa a campanha eleitoral, e o Congresso simplesmente não vai votar mais nada nesta Legislatura – embora vá continuar a receber normalmente.

A mídia e boa parte da opinião pública criticam aquilo que foi visto nas imagens reproduzidas na TV e nos depoimentos de seguranças da Câmara, que afirmam que o MLST já chegou quebrando tudo. Os membros do MLST dizem que desceram dos ônibus e pretendiam apenas entrar para falar com os deputados e que isso lhes foi proibido pela segurança. ( Na verdade, vídeo recolhido pela polícia mostra que eles pretendiam fazer uma manifestação no interior da Câmara – mais especificamente no Salão Verde – para divulgar suas pretensões. Mas, alegam, foram impedidos de entrar.)

Artigo do jornalista Fernando Rodrigues, na Folha de hoje, afirma que "Basta vestir terno e gravata, olhar para cima e qualquer um entra ali [na Câmara]". Será que se, em vez do MLST, quem quisesse entrar na Câmara fossem 500 membros da poderosa Fiesp, todos devidamente de terno, eles seriam barrados pela segurança?

É verdade que não se justificam o vandalismo e o quebra-quebra que aconteceram, mas enxergar no episódio de ontem apenas esta parte visível e encobrir o grave problema da falta de reforma agrária e do trabalho escravo no Brasil é querer tapar o sol com a peneira.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Tem gente com saudade da ditadura militar

ACMPara os que acham que, pela presença de um dirigente do PT, Bruno Maranhão, a ação do MLST é uma ação do Partido, do governo, ou apenas acontece porque o governo permite, basta ler o depoimento a seguir, que está no Terra Magazine, do senador ACM (PFL-BA), aquele ilibado e ético senhor que renunciou para não ser cassado por violar o painel do Senado. Veja a quem interessa e a quem serve, e como vem sendo manipulado o fato (que este blog comentará ainda hoje).
A reação mais exacerbada partiu do ex-presidente do Senado Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que pediu intervenção dos militares e usou imagens comuns entre os que tomaram o poder em 1964, como a reação à "ditadura sindical".

"Eu pergunto: as Forças Armadas do Brasil, onde é que estão agora? (...) Foi uma circular do presidente Castelo Branco, em março de 64, mostrando que o presidente da República não poderia dominar o povo sem respeitar a Constituição, que deu margem ao movimento de 64. (...) As Forças Armadas não podem ficar caladas. Esses comandantes estão aí a obedecer a quem? A um subversivo? Quero dizer, neste instante, aos comandantes militares, não ao ministro da Defesa porque ele não defende coisa nenhuma (...), reajam enquanto é tempo. Antes que o Brasil caia na desgraça de uma ditadura sindical presidida pelo homem mais corrupto que já chegou à Presidência da República", disse o senador no plenário.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

CRM desmonta lista da Secretaria de Segurança de SP

tumbasO Conselho Regional de Medicina de SP anunciou que morreram 400 pessoas atingidas por balas em todo o estado de São Paulo, entre os dias 12 e 20 de maio. O CRM chegou ao número a partir de um levantamento feito nos 23 IMLs do estado. O número é muito maior que o divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, que informou a ocorrência de 164 mortes por balas.

Mais grave ainda que a grande discrepância dos números é que a maioria das vítimas morreu com tiros na cabeça e no tórax, o que pode significar uma matança generalizada.

A população, especialmente a classe média e a “elite branca”, silencia, ou nem quer mais ouvir falar nesse assunto, aceitando a cumplicidade com os atos da polícia, que – pensam – estaria apenas reagindo ao PCC. No entanto, essas mesmas pessoas reclamam da violência do MLST na invasão à Câmara. À matança generalizada chamam de uma resposta ao PCC. À invasão da Câmara, de um ataque de bárbaros.

Nenhuma das atitudes se justifica. Ou chegamos à barbárie (atenção, dondocas, é barbárie e não Barbie).

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

A medida do sucesso do Bolsa Família

merendaPesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa da Universidade Federal Fluminense revela que 94,2% das crianças de famílias atendidas pelo Bolsa Família fazem três refeições por dia.

Os pesquisadores foram às casas de três mil famílias beneficiadas pelo programa e verificaram que as pessoas estão comprando mais alimentos, especialmente leite, frutas macarrão e carne.
- As famílias estão comendo mais e melhor. E as crianças são o grupo mais beneficiado – diz Rômulo Paes de Sousa, secretário do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Lula sobe, Alckmin despenca

LulaA invasão da Câmara ontem acabou sendo boa para Alckmin, por dois motivos. O primeiro e mais evidente é que setores da mídia e oposicionistas de plantão estão associando a invasão ao PT e culpando o governo pelo ocorrido, acusando-o de ser bonzinho demais com os movimentos populares.

O segundo motivo é que a invasão acabou abafando a divulgação de uma nova pesquisa do Ibope, feita exclusivamente no estado de São Paulo. Nesta nova pesquisa, Lula já passou Alckmin, que governou o estado nos últimos 12 anos. Lula aparece com 40% contra 38% de Alckmin. Num suposto segundo turno, Alckmin teria 46% e Lula 43%. Como a margem de erro é de 3%, eles estariam tecnicamente empatados.

Os números são terríveis para o tucano. Em São Paulo ele não pode alegar que não é conhecido e que por isso Lula está bem. Pelo contrário. Se ele alega que no Brasil ele não cresce porque é desconhecido, temos que fazer o raciocínio oposto e aceitar que em São Paulo ele despenca por ser bem conhecido. Nas três últimas pesquisas no estado, Lula subiu 12 pontos e Alckmin caiu nove.

Conforme afirmamos desde o início (veja na seção Artigos ao lado), a coisa tá feia pra Chuchu.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Brecht

Brecht"Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem"

(Ainda hoje: A invasão'dos 'bárbaros')

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

A Opus Dei e as drogas

Carlos Alberto di FrancoO representante-mor da Opus Dei no jornalismo tupiniquim, Carlos Alberto di Franco, escreveu um artigo, publicado hoje em O Globo, sobre as drogas. Se é esse o jornalismo que ele ensina em seus cursos por aí, a Opus Dei está mal e o jornalismo vai ficar pior.

Para defender seu posicionamento contrário à descriminação das drogas, ele cita um psiquiatra que...não fala nada sobre descriminação das drogas!...

Em outro trecho de seu artigo, ele afirma que “o tráfico e o consumo de drogas estão na raiz da imensa maioria dos assassinatos”. Certamente. Assim como o consumo de álcool, o desemprego crônico, os preconceitos racial, social e de gênero, a imensa desigualdade social, o estímulo ao consumismo, a falta de perspectivas, os juros abusivos dos bancos e financeiras, que se aproveitam da fragilidade de seus incautos clientes, a insensibilidade social da “burguesia branca” (ironicamente denunciada por Cláudio Lembo) etc.

Sobre o outro lado da questão, nenhuma palavra. Ele nada fala sobre o quanto temos que pagar (em grana e em vidas) para sustentar essa proibição inócua, que só alimenta as indústrias de armas, de segurança privada, e faz rolar o mercado financeiro mundial, na imensa lavagem de dinheiro do caixa dois proveniente dos lucros dos tráficos de drogas e de armas.

Que a maconha é uma droga todos sabemos. A cocaína também. O álcool, idem. A descriminação das drogas vai resolver o problema? Claro que não. Assim como a permissão do consumo de álcool para maiores de 18 anos não resolve o problema do alcoolismo. A permissão do cigarro não resolve o do tabagismo.

Estatísticas comprovam que cerca de 10% da sociedade tem compulsões que se explicitam no consumo de drogas, álcool, sexo, no vício dos jogos. Há até os viciados em religião, que se expõem a privações, autoflagelação e mutilações para atingir o êxtase religioso. A proibição tem se mostrado ineficaz para combater qualquer uma dessas compulsões.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Quem está errado, Deus ou o Papa?

PapaCalma, caríssimo leitor, este blog não vai - por ora - entrar no tentador universo da metafísica. Quero apenas constatar que a mídia não deu o devido destaque a um acontecimento que deve ter deixado os católicos do mundo completamente desorientados: em visita à Polônia – mais especificamente ao campo de extermínio de judeus de Auschwitz - o Papa simplesmente deu um esporro em Deus (desculpe-me a frase, mas quantos milhares de anos outro escriba terá de esperar para poder construí-la novamente, sem que esteja mentindo?). Disse o Papa:
- “Por que, Deus, o Senhor permaneceu em silêncio? Como pôde tolerar tudo isso? Onde estava o Senhor naqueles dias? Por que não se manifestou? Como pôde permitir essa matança sem limites, esse triunfo do mal?”

As palavras do Papa caíram como uma bomba nos meios católicos. Afinal, há o dogma da infalibilidade papal, e isso deixa os católicos numa sinuca de bico, pois se o Papa critica Deus, um dos dois está errado, e, segundo a Igreja Católica, nenhum dos dois erra, pois são infalíveis.

E agora, como resolver o dilema? Talvez apenas outro alemão – como o Papa -, o velho Sig Freud, tenha a resposta. Ao questionar a omissão divina, o Papa exime o jovem que foi da participação na juventude hitlerista. Afinal, se Deus se omite...

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Mainardi e Veja condenados

Diogo MainardiCorroborando o que escrevi na postagem anterior, recebi e-mail de um leitor do blog informando que Diogo Mainardi foi recentemente condenado em dois processos. Um, movido pelo cineasta Jorge Furtado (Processo nº 2005.001.016654-1) e outro, pelo empresário Carlos Jereissati (Processo nº 2005.001.156489-0). Neste, que teve sentença promulgada na semana passada, no dia 30 de maio, Mainardi e a Veja foram condenados a pagar R$ 100 mil de indenização.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Bornhausen, o guru de Mainardi e Azevedo

BornhausenOs "indignados úteis" têm dois ídolos, Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo, os pontas-de-lança contra o governo daqueles que chamam de Apedeuta.

Os dois, parece, gostam de trocar "inteligências", tanto que Azevedo, num de seus artigos, confessou que Mainardi brincou sobre a natureza benigna dos tumores que tirou da cabeça, pois acreditava que Azevedo não teria nada de benigno ali. Bom, eles se conhecem...

Quem os lê, tem a nítida impressão de que os males do mundo nasceram com o marxismo e os do Brasil, com Lula e o PT.

Ao ler seus textos, é possível imaginar o veneno a lhes escorrer pela boca, devidamente acompanhado de um sorrisinho cínico e do pensamento magistralmente expresso por seu guru inconfesso, senador Jorge Bornhausen, no desejo de se ver livre "dessa raça" pelos próximos trinta anos...

Porque o que os move não passa disso, preconceito puro e simples da Casa Grande contra a Senzala, a "zelite" contra o povão inculto, desdentado, pobre, festeiro, funkeiro, fodido.

Mainardi faz tipo, escreve o que escreve apenas para ganhar dinheiro. Na televisão, faz caretas para dar um ar de convicção a besteiras. Busca ocupar o papel que Paulo Francis deixou vago, ao morrer de medo da indenização milionária que teria de pagar à direção da Petrobras, por calúnia. Como a história se repete como farsa, eis Mainardi começando a colecionar processos.

Azevedo não. Bem informado, recheia seus textos com citações do excelente O Homem sem Qualidades, de Musil, tudo isso - segundo suas próprias palavras - para combater "o Mal". E o que é "o Mal"? "O Mal", para ele, é o PT, que teria um projeto autoritário de poder e está apenas esperando o momento certo para, com um levante das massas, instalar a ditadura no Brasil. Hahaha.

Travestidos de modernos, ainda não chegaram à Revolução de 30, que passou há muito sob suas janelas, "mas só as Carolinas não viram"...

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Assim na política como no dia-a-dia

Mulher de KaduPra ver que certas coisas não acontecem apenas na política, leia esta informação, publicada na coluna Controle Remoto, de Patrícia Kogut, em O Globo:


"Acabou “Bang bang” e Kadu Moliterno assinou contrato de prazo longo com a Globo. O ator agora é exclusivo da emissora pelos próximos quatro anos."

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

O final da CPI dos Bingos

Bingo

Após indas e vindas, depoimentos e mais depoimentos, aquela que ficou conhecida como a CPI do Fim do Mundo chega a seu final.O que vai constar do relatório final da CPI?

1. Uma denúncia minuciosa e comprovada de um grande esquema de corrupção no governo Lula
2. Que Lula é um presidente corrupto
3. Que o Brasil vai ser hexa
4. A legalização do jogo no Brasil

Bingo para quem escolheu a resposta 4.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Para quem não sabe: O lado esquerdo é o do coração

Roberto CarlosO jornalista Merval Pereira tem tão pouco apreço pela esquerda que em sua coluna de hoje cita o jogador Roberto Carlos e diz que ele é lateral-direito da seleção. É lateral-esquerdo, Merval.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Para presidente do Ibope Lula vai se reeleger

MontenegroEm sua coluna no O Globo, Zuenir Ventura descreve uma conversa que teve com o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro. Para Montenegro, “hoje é mais fácil prever quem será o presidente do Brasil do que quem vai ganhar a Copa do Mundo”. E quem vai ser o próximo presidente, segundo ele, é Lula.

Para Montenegro, o que decide a eleição presidencial no Brasil é a avaliação que as pessoas fazem da Economia. Não a ciência econômica, a macroeconomia, mas o dia-a-dia, o que está ou não na mesa, o que se bota dentro de casa.
- “Há 15 anos que a comida não estava tão barata. Quem não comia está comendo. Quem comia uma vez por dia está comendo duas ou três.”

A avaliação de Montenegro sobre como a crise afetou o presidente Lula é surpreendente. Segundo ele, ao invés de afastá-los, a crise aproximou do presidente os eleitores das classes mais pobres, que antes votaram em Collor e Fernando Henrique contra Lula.

Essa avaliação é curiosa, porque os tucanos, que se julgam a elite do país, sempre foram eleitos pelos mais pobres, exatamente esses a quem hoje chamam de ignorantes por optarem por Lula. Só o são agora?

Com comida em casa, mais facilidade de crédito, com o dinheiro do Bolsa Família - que além de botar mais dinheiro em casa fomenta o pequeno comércio em municípios pobres -, com o programa Luz para Todos, com a geração de quatro milhões de empregos formais etc., o eleitor “prefere quem ela já conhece, que fala a mesma língua, enfrentou as mesmas dificuldades, passou fome”.

Quanto a se o presidente Lula sabia ou não de tudo o que aconteceu à sua volta, o presidente do Ibope conta uma história que ilustra a avaliação popular. Num dos grupos de pesquisa qualitativa com pessoas das classes C e D, uma senhora usou o seguinte argumento para defender a inocência de Lula:
- “Se eu não sei o que meu filho faz quando sai de noite, como é que o presidente poderia saber o que aquela gente fazia?”

Para essas pessoas, a corrupção sempre existiu, o que está acontecendo agora é que as ações da Polícia Federal estão fazendo com que elas apareçam mais.

É bom não esquecer que as classes C, D e E representam 85% do eleitorado. Por isso é que a cada dia que passa a coisa fica mais feia pra Chuchu.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Cadê a matéria do Fantástico com o Arcanjo?

FantásticoÉ fantástico! Há algumas semanas, políticos tucanos - especialmente do Mato Grosso - ficaram em polvorosa. O jornalista Geneton Moraes Netto teria feito uma entrevista exclusiva para o Fantástico com o "comendador" Arcanjo, o famoso bandido daquele estado. Na reportagem, Arcanjo teria jogado no ventilador aquilo que os atores se desejam antes dos espetáculos, e não teria sobrado pena sobre pena da ética de certos tucanos.

A possibilidade da veiculação da matéria levou à cúpula da Rede Globo tucanos de alta plumagem, inclusive o ex-presidente FHC. Conseguiram da emissora o compromisso de que o "outro lado" seria ouvido.

Pelo visto, este "ouvido" foi, na verdade, "olvido", porque a matéria sumiu, ninguém sabe, ninguém viu. Não se fala mais nela.

Cadê a matéria com o Arcanjo?

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Ibope: Aumenta avaliação positiva do governo

O Ibope não divulgou uma comparação com pesquisas anteriores, mas a gente divulga. Veja abaixo a avaliação do governo Lula, a partir de pesquisas realizadas pelo Ibope. (O gráfico é do próprio Ibope)



Na divulgada ontem os índices foram:

Ótimo-bom: 38%
Regular: 41%
Ruim-péssimo: 19%
NS/NOP: 1%
Saldo: + 19

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

Ibope: Lula vence folgado no primeiro turno

ChoqueSegundo a pesquisa do Ibope divulgada ontem, a diferença que separa Lula de Alckmin é de aproximadamente 37 milhões de votos.

Mas os "indignados úteis" não perdem a esperança. Eles acreditam que assim que começar a propaganda na TV, com a simples presença carismática de Alckmin, este conseguirá tomar 19 milhões dos votos de Lula e assim vencer a disputa.

Como? Mole, mole. Quando Alckmin disser na TV que o Brasil precisa "de um choque de gestão", pimba, cai a ficha do povão, e 19 milhões vão sair às ruas gritando as novas palavras de ordem:
- "Lula sifu/
Nós qué é choque e Chuchu!/
Lula sifu/
Nós qué é choque e Chuchu!"

(Detalhe: segundo a mesma pesquisa, Alckmin teria hoje em torno de 22 milhões de votos. Lula, 59 milhões.)

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos