— Os estudiosos do PT poderiam fazer uma pesquisa porque estamos em tempo de embate. Não queria comparar meu governo com o governo passado, porque isso seria como um Corinthians e Íbis. Queria comparar o nosso governo com toda a República, com o mundo todo, para ver se em algum momento na História mundial houve um governo com tanta participação dos trabalhadores.Depois de haver declarado que a saúde no Brasil estava próxima da perfeição, o presidente Lula saiu-se com esta declaração no encontro do PT de ontem, em Brasília.
Seria mais uma das auto-exaltações tão costumeiras no presidente, se ela não demonstrasse algo pior: a deterioração galopante da visão que Lula tem da realidade.
Cercado por um bando de áulicos puxa-sacos - como costuma acontecer a políticos, atores, jogadores de sucesso – o presidente está sem um interlocutor que o devolva à realidade.
Acossado há quase um ano por acusações de todos os lados, Lula viu caírem um a um seus principais aliados e consultores, e agora tem apenas os puxa-sacos e os próprios botões como interlocutores.
Se a estratégia da oposição continuar a mesma, de apenas oferecer denúncias e ataques contra o governo, o resultado será também o mesmo: o presidente disparado na frente e cada vez mais só e megalomaníaco.
Cabe à oposição oferecer alternativas de nomes e de propostas para o país, e assim obrigar o presidente a sair da redoma em que se colocou como defesa - o que é bastante explicável, graças à constância dos ataques e à solidão em que se encontra.
Obrigado a falar não do presente nem do passado, mas do futuro, o presidente Lula terá de dizer o que pretende realizar no próximo mandato. Assim, a população terá como comparar programas e metas dos candidatos e escolher o melhor futuro para o país e não o melhor passado.
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos
Se for verdadeira a notícia de que o presidente Lula escolheu o deputado Roberto Berzoini (SP) para exercer em sua campanha para a reeleição o mesmo papel que José Dirceu na última, a oposição tem motivos para festejar.
Qualquer um que leia o noticiário com um mínimo de isenção verá que a candidatura Alckmin é um balão apagado que apanha de todos os lados. Até o PFL, que adora um cargo de vice, está jogando duro para montar a chapa com ele.
Vocês se lembram do José Roberto Arruda, aquele que era líder do FHC no Senado e renunciou como seu colega ACM por causa do escândalo da violação do painel do Senado?
O novo escândalo da Câmara - o da
O deputado Emiliano José (PT-BA) disse que o senador Antonio Carlos Magalhães (BA), do ético PFL, é o verdadeiro dono de negócios milionários do publicitário Fernando Barros, dono da Propeg, a agência de propaganda que cuida dos governos baianos desde que existem Bahia, governo e propaganda. Segundo o deputado, entre os bens de ACM estaria até um porto por onde é exportada toda a produção da Ford.
Começou a debandada dos "aliados" de Alckmin. Em seminário sobre política externa promovido pelo PFL ontem no Rio, o ex-prefeito da cidade, ainda no exercício do cargo, Cesar Maia,
O Globo já havia jogado a primeira bomba na cabeça do Garotinho, quando mostrou que empresas que doaram dinheiro para sua pré-campanha funcionam em endereços fantasmas (uma no quinto andar de um prédio de apenas quatro...).
Quem critica o Congresso que está aí e afirma que é o pior de todos os tempos, esquece-se de que votar contra os desejos da população (como no caso da absolvição dos mensaleiros) não é uma exclusividade desta leva.
Reportagem do Globo de ontem denunciou a
Há um ditado que diz que não há nada que esteja ruim que não possa ficar ainda pior. Esse parece o caso da campanha da oposição. Além das brigas internas, de críticas veladas e não-veladas à campanha de Alckmin, a dupla PSDB-PFL recebeu uma
Reportagem da Folha hoje (
O Brasil consegue a auto-suficiência na produção de petróleo (um esforço que vem desde sua criação e atravessa todos os governos, como salientou o presidente Lula em seu discurso) mas a mídia em vez de destacar o fato prefere condenar o que chama de “uso eleitoral” que Lula fez da inauguração da P-50.
O advogado do caseiro Francenildo confirmou que além de pedir indenização à Caixa, à revista Época, ao ex-presidente da caixa Jorge Matoso e ao ex-ministro Palocci, o caseiro vai partir com processo para cima do suposto pai, para que este assuma a paternidade.
Dizem que o peixe morre pela boca. Está certo que Lula não é peixe, mas é um animal marinho, mais especificamente um molusco. E que também, grosso modo, morre pela boca.


Nem bem esquentou a cadeira e o prefeito de SP, Gilberto Kassab (PFL), já começou a desmontar programas sociais. O primeiro foi o Operação Trabalho, um programa que criou 3.500 vagas em serviços nas subprefeituras da cidade. Os beneficiados eram, principalmente, desempregados e moradores de rua.






Muito se falou na candidatura de Aécio à reeleição ao governo de Minas Gerais. Parece que são favas contadas, ele é uma barbada - como se diz nas corridas de cavalo. Embora esse assunto deva até entediá-lo, porque ele gosta mesmo é do Rio de Janeiro, aonde vem toda semana (aliás, mineiros, não tem nada para se fazer em Minas nos finais de semana, não? Pela ótica do governador de vocês, parece que não.) e só pensa "naquilo" - as eleições presidenciais de 2010.
Há pouco tempo, emissoras de TV de todo o país exibiram inserções do PFL. (Nunca é demais repetir que as inserções são a mais poderosa forma de comunicação política, pois pegam o eleitor desprevenido). Filmes de 30 segundos com o único objetivo de ligar os nomes do PT e de Lula à palavra corrupção. Nenhuma proposta ou idéia do PFL foi apresentada – não cabe aqui uma análise se isso ocorreu por falta de uma e outra...

