O homem, a floresta, a soja e o boi

Enquanto uma parte do mundo morre de fome, outra parte devasta florestas para cultivar soja e alimentar o gado (não o ser humano) dos EUA e da Europa, que vai alimentar outra parte do mundo: a que come a carne do boi que come a soja que foi plantada por uma parte do mundo que devasta florestas para plantar soja, enquanto outra parte do mundo morre de fome.

imagem RSSimagem e-mail

Morre em SP primeira vítima da febre amarela da mídia

Reportagem da Folha de hoje (aqui, para os assinantes) informa que a enfermeira Marizete Borges de Abreu, de 43 anos, estava em coma, internada em um hospital de São Paulo.

O pai da enfermeira, Francisco Borges de Abreu, 75 anos, disse à reportagem que ela havia tomado a vacina contra a febre amarela. Informa ainda a reportagem:

Ao todo, já são 43 os casos de reações adversas à vacina contra a febre amarela no país. O número é muito maior do que os registros da doença confirmados pelo Ministério da Saúde -19 casos desde dezembro, com dez mortes.

O mais grave disso tudo é que Marizete não poderia ter recebido a vacina. Em primeiro lugar, porque não mora nem iria viajar para área de risco. E em segundo e terceiro lugares por restrições de saúde. Ainda assim, alarmada, ela tomou.

No hospital, o pai relatou seu drama:

"Estamos orando. Ela vai sair dessa, tenho fé em Deus que vai."

Mas, reportagem da Folha online de hoje mostra que as orações foram em vão.

A enfermeira Marizete Borges de Abreu, 43, que estava internada desde sábado (26) na cidade de São Paulo com suspeita de febre amarela vacinal morreu na manhã desta quinta-feira, vítima de falência múltipla dos órgãos.

E agora? O que tem a dizer Eliane Cantanhêde, que em sua coluna da Folha alarmou o país?

Com sua licença, vou usar este espaço para fazer um apelo para você que mora no Brasil, não importa onde: vacine-se contra a febre amarela! Não deixe para amanhã, depois, semana que vem... Vacine-se logo!

Se daqui a 30 dias os exames confirmarem que a vacina provocou a morte da enfermeira, o que dirá a Folha, responsável pelo jornal e pelo portal de notícias que alimentaram o medo e provocaram a morte de Marizete?

O que é mais emblemático nisso tudo é que se tratava de uma enfermeira, o que demonstra o imenso poder de persuasão da mídia.

Leia também:

» O Alerta Amarelo de Eliane Cantanhêde

» Febre amarela da mídia é pior do que o mosquito

» Cantanhêde e a febre amarela

imagem RSSimagem e-mail

Programa para assistir aos vídeos do Youtube que você baixou da internet

Se você não tem um Flv player (necessário para assistir ao vídeo que você baixou do Youtube), aconselho este aqui, que eu uso, o BitComet FLV Player. É pequeno (somente 273 KB), eficiente e gratuito.

Com diziam os antigos camelôs, não requer prática nem tampouco habilidade. E as dicas de instalação estão na própria página do download.

Leia também:

» Como baixar vídeos do Youtube para seu computador

imagem RSSimagem e-mail

A PM e a Polícia Civil do Rio são um retrato do Brasil

Comandantes-gerais da PM do Rio

A foto aí acima mostra dois comandantes da PM, o comandante-geral que se foi e o que acaba de entrar em seu lugar. O que me chama a atenção é que os dois são negros. E também, só de memória, acho que tivemos nos últimos anos pelo menos mais dois comandantes-gerais da PM negros. Várias vezes, em reportagens de TV, vemos entrevistas com negros ocupando postos de destaque na PM.

Já na chefia da Polícia Civil não me recordo de um único negro. Todos brancos. E também nas principais delegacias, onde há até delegadas e investigadoras brancas, louras, que posam para fotos com salto alto e metralhadora nas mãos.

E, para terminar as coisas que me chamam atenção nas polícias do Rio, a PM ganha salários de três a seis vezes menores que os policiais civis. O que pode significar que um comandante-geral da PM tenha que trabalhar um ano inteiro para receber o que o Chefe da Polícia Civil recebe em dois meses.

Curioso país o nosso: exceto no esporte e nas artes, sempre é possível saber quem está ganhando mais ao olhar a cor da pele das pessoas.

Leia também:

» Diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel quer a remoção das favelas?

» Desempenho de alunos cotistas é semelhante ao dos demais universitários

» Os pitboys e os pitblogs

imagem RSSimagem e-mail

Como baixar vídeos do Youtube para seu computador

Taí uma pergunta que me fazem muito. A resposta é simples: É só ir a este site e seguir as instruções, para baixar vídeos do Youtube para seu computador. Não tem erro.

Leia também:

» Dificuldades de sempre diante de novas tecnologias

» Antes de levar seu filho ao Mc Donald's, veja este vídeo

» Antes de oferecer nuggets a seu filho, veja como são feitos

imagem RSSimagem e-mail

Pablo Escobar sobre Uribe: 'Se não fosse por esse rapaz bendito, ainda estaria trazendo pasta de cocaína em porta-malas de carros'


A frase completa é:

Pablo Escobar sobre Uribe: 'Se não fosse por esse rapaz bendito, ainda estaria trazendo pasta de cocaína em porta-malas de carros e nadando até Miami para levar cocaína aos gringos’

A afirmação do maior traficante de drogas de todos os tempos não deixa dúvidas sobre o caráter do atual presidente da Colômbia.

Quem revelou essa ligação tão íntima e lucrativa entre Escobar e Uribe foi Virginia Vallejo, amante do traficante colombiano.

Vallejo disse que, como amigo íntimo de Escobar, Uribe dirigia o Departamento de Aviação Civil da Colômbia e liberava a construção de pistas e os vôos carregados de drogas sem investigação policial, para que Escobar pudesse enviar sua mercadoria para os EUA. Daí o traficante ter feito a afirmação que dá título a esta postagem.

Diante disso, pensa você, meu leitor perspicaz, indaga-me você, minha sagaz leitora, como é que os americanos foram fazer o Plano Colômbia de combate às drogas logo com o homem que foi responsável pela grande alavancada do negócio ilegal?

Porque o negócio dos americanos é fazer negócios. Eles estão na Colômbia, como no Iraque, no Afeganistão e em qualquer lugar do mundo para vender armas, munição, veículos bélicos, desfolhantes e controlar o lucrativo negócio do tráfico – não só de drogas, como de armas.

O incrível é que governantes brasileiros vivem em romaria à Colômbia para ouvir Uribe, que chegou a aconselhar o governador de Minas Aécio Neves a assumir como tarefa de segurança nacional o combate ao narcotráfico. Dá pra levar a sério?

E, perguntaria um direitista aflito, um pitblogueiro convicto, um “indignado útil” perdido, onde está essa informação? Em algum veículo esquerdista? Algum panfleto das Farc? Foi divulgada pelo ditador venezuelano Hugo Chávez?

Nada disso, é uma reportagem do Fantástico, em parte reproduzida acima, que pode ser assistida na íntegra no site da Globo. E mesmo assim a Globo apóia Uribe.

Leia também:

» Por que Chávez chama Uribe de peão do império americano?

» Chávez ou Uribe, quem colabora com os narcotraficantes?

» Bush defende a tortura

imagem RSSimagem e-mail

Requião acusa Globo de tentar derrubá-lo e MP de pressioná-lo para que não denuncie os altos salários do Judiciário


Mais uma parte da entrevista do governador Roberto Requião à repórter Christina Lemos, no programa Brasília ao vivo, da Record News, que pode ser visto na íntegra por este link.

No trecho, Requião acusa a Rede Globo de tentar derrubá-lo nas eleições de 2006, e acusa também o Ministério Público de persegui-lo por combater os altos salários do Judiciário.

Leia também:

» Requião diz que Rede Globo é insaciável e denuncia chantagem da mídia

» Requião critica mídia nos casos dos filhos de FHC e de Renan

» Requião e Lippmann: Censura ou não?

imagem RSSimagem e-mail

11/09: Jornalistas do PIG americano agridem professor, que reage e parte pra cima


Já postei este vídeo aqui, mas de vez em quando o exibo novamente. Porque é sensacional. Imperdível.

Você sabe que depois do 11 de setembro a mídia americana ficou absurdamente governista e patriótica. O espetacular desmoronamento das Torres Gêmeas é uma imagem difícil de apagar da memória.

Mas aí alguns malucos, desses caras que gostam de remar contra a maré, começaram a perceber que a história toda tinha um lado B que estava escondido e – pior – que não devia ser mostrado e – pior ainda – que as pessoas não estavam querendo ver nem saber.

Entre esses malucos, o professor Barret, da Universidade de Winsconsin. O professor simplesmente tentava fazer com que seus alunos pensassem, refletissem, investigassem. Isso nos EUA de Bush. Achava que assim chegariam à mesma conclusão que ele: o 11 de setembro foi um autogolpe.

Aí a Fox – a mais bushista das emissoras – convidou o professor Barret para uma entrevista, pensando em estraçalhá-lo ao vivo e em cores.

Repare no vídeo, de aproximadamente três minutos, e veja o que aconteceu.

O trecho foi retirado do filme Loose Change.

Leia também:

» O 11/09 foi uma grande armação do governo Bush?

» Por que o professor Barret diz que as Torres Gêmeas foram implodidas

» Depois da entrevista ao canal Fox, republicanos pediram a cabeça do professor Barret


imagem RSSimagem e-mail

Mello vai ao Google e o Google vem ao Blog do Mello

Visita do Google ao Blog do Mello

Está aí na imagem, dê uma clicada nela para ampliar e conferir. Alguém lá do Google (provavelmente um brasileiro), em Mountain View, California, visitou o blog, navegou por 10 páginas e saiu após ouvir e ver Janis Joplin cantar Summertime.

Informação que a partir de agora já está no Google.

Veja também:

» Que delícia, Janis Joplin, Summertime

» Hilário: Dificuldades de sempre diante de novas tecnologias

» O que é Web 2.0

imagem RSSimagem e-mail

Requião diz que Rede Globo é insaciável e denuncia chantagem da mídia


Novo trecho do programa Brasília ao vivo, da Record News, em que a jornalista Christina Lemos entrevistou o governador do Paraná Roberto Requião. A entrevista foi ao ar no final da noite de ontem.

Neste trecho, Requião diz que sofre chantagem da mídia, desde que reduziu a zero a verba de publicidade do governo do Paraná. Acusa especificamente a Rede Globo de ser insaciável.

Fala também de outro aspecto importante, que pode estar por trás da censura que lhe foi imposta pelo desembargador Lippmann:

[No programa Escola do Governo nós] prestamos conta também das pendências do estado com certos setores da iniciativa privada. Nós denunciamos e damos dados e nomes de quem desviou dinheiro público, de utilização de créditos tributários inexistentes, e toda aquela anarquia que eu encontrei quando assumi o governo.

A íntegra da entrevista você acessa aqui, no site da Record News.

Leia também:

» Requião critica mídia nos casos dos filhos de FHC e de Renan

» Globo, Record e SBT querem matar TV Pública

» A luta pela manipulação das massas entre Globo e Record

imagem RSSimagem e-mail

Exposta a doses maciças de informações manipuladas, brasileiros vivem do ódio, do ressentimento e agora de overdose de vacina contra febre amarela

Não sei se vocês leram sobre o documentário Super Size Me. Indicado ao Oscar em 2004, foi dirigido e estrelado por Morgan Spurlock. Ele partiu de um experimento simples. Ficou 30 dias alimentando-se exclusivamente no Mc Donald's. Três refeições diárias na lanchonete. No final daquele mês, estava mais pesado, seu colesterol tinha ultrapassado os limites e seu fígado ficou maior. Ele também sofreu dor de cabeça, depressão e problemas sexuais, de acordo com o site do jornal The Sun. A íntegra do filme está aqui.

Experimento semelhante parece que está sendo desenvolvido secretamente no Brasil. Pessoas das classes média e alta são expostas exclusivamente às informações sobre o governo Lula reproduzidas na "grande imprensa" de Kamel. Todos os dias eles só lêem e se informam em O Globo, Folha, Estadão, Veja, Rede Globo e nos pitblogs.

O estrago causado pelo acúmulo de informações manipuladas pode ser constatado na área de comentários dos pitblogs.[» Leia mais]

Leia também:

» No Jornal Nacional, cratera do metrô de São Paulo pariu um bebê

» Cantanhêde e a febre amarela

» O Alerta Amarelo de Eliane Cantanhêde

imagem RSSimagem e-mail

Febre amarela da mídia é pior do que o mosquito

Chamada de O Globo sobre febre amarela

Chamada de primeira página de O Globo (reproduzida ao lado) é o cúmulo do cinismo. Afirma que já há mais pessoas internadas por uso errado da vacina que por suspeita da doença e que falta vacina para quem realmente precisa dela.

E mais não fala, como se não tivesse nada a ver com o assunto. Como se não fosse responsável, juntamente com a Folha de Catanhêde, o Estadão, a Rede Globo, com suas notinhas servidas em conta-gotas, pelo clima de pânico que tomou conta da população.

Porque não foi de repente, sem motivo algum, que um belo dia milhões de brasileiros acordaram com a estranha idéia de se vacinarem contra a febre amarela. Alguém os levou a isso.

Você, meu arguto leitor, minha sagaz leitora, tem idéia de quem é responsável por tudo isso?

a. Lula
b. O ministro Temporão
c. A picadura do mosquito que picou a Cantanhêde
d. Nossa grande imprensa raivosa e golpista, ligada à direita universal e afinada com a Opus Dei

 

Leia também:

» Ato falho de Cristiana Lobo mostra que Globo já elegeu Serra

» Se é do governo, Jornal Nacional critica

» Direita racista boliviana não é solidária nem na tragédia

» Dois anos de governo Evo Morales. O que você nunca leu


imagem RSSimagem e-mail

Requião critica mídia nos casos dos filhos de FHC e de Renan


Nos primeiros minutos do dia de hoje, o governador do Paraná Roberto Requião deu uma entrevista à jornalista Christina Lemos, no programa Brasília ao vivo, na Record News.

À vontade, bem no seu estilo, o governador criticou a mídia – em especial a Rede Globo – o judiciário e denunciou a hipocrisia geral dos falsos moralistas, que sacam suas críticas de acordo com as conveniências políticas.

Citou como exemplo a diferença de tratamento nos casos dos filhos fora do casamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do senador Renan Calheiros.

Requião está se aproveitando muito bem da infeliz sentença do desembargador Lippmann, que, na prática, trouxe de volta a censura ao Brasil. No seu estilo de não levar desaforo pra casa, o governador está ocupando do lado governamental o espaço do brigão, do valente, servindo de contraponto aos pitblogueiros e buldogues da oposição.

A entrevista, na íntegra, em duas partes, você pode assistir no site da Record News.

Acima, um trecho que recortei – exatamente aquele em que Requião fala do filho de FHC com uma jornalista da Globo, pois essa deve ter sido a primeira vez que o assunto chegou a uma emissora de TV.

O programa terminou pouco depois da meia-noite e você já vê trecho dele aqui no blog pouco tempo depois, graças a um leitor que me avisou da entrevista por e-mail.

Leia também:

» Requião e Lippmann: Censura ou não?

» No Brasil, a maioria é pautada pela minoria

» Vale a pena ver de novo: Cid Moreira lê direito de resposta de Brizola no Jornal Nacional

imagem RSSimagem e-mail

O 11/09 foi uma grande armação do governo Bush?


Muita gente não acredita. Quando eu toco no assunto com alguém que nunca leu, ouviu ou viu nada a respeito, a reação é de incredulidade total: - Tá ficando louco? Mas a história dos acontecimentos de 11 de setembro de 2001 nos EUA, conhecido como o atentado às Torres Gêmeas, é cheia de furos, tramas e subtramas, que fazem ao menos pensar: o que vimos e o que nos contaram foi verdadeiramente o que aconteceu?

Quem assistir com atenção a este vídeo postado aqui, chamado Loose Change, com certeza vai ficar com uma pulga atrás da orelha.

Para quem gosta de estar sempre à procura de ver o mundo com novos olhos, sob novos pontos de vista, é um prato cheio.

Leia também:

» Loose Change 2: O lado B (de Bush) do 11/09 Atentado ou manipulação?

» 11/9: Foi mesmo um Boeing que atingiu o Pentágono?

» ‘EUA financiaram Bin Laden e a criação da Al Qaeda’

Direita racista boliviana não é solidária nem na tragédia

Nelson Rodrigues dizia que o mineiro só é solidário no câncer. Pois a direita boliviana, nem na tragédia.

A Bolívia é um país pobre. Em algumas regiões, paupérrimo. Vem sendo castigado de forma inclemente pelo fenômeno conhecido como La Niña, chuvas intensas que alagam ruas e casas e desalojam milhares de bolivianos, especialmente – como sempre - os mais pobres.

São 32 mil famílias afetadas, 35 mortos e quatro desaparecidos.

Mas a direita racista boliviana não está nem aí para isso. A Coordenadoria de Povos Étnicos de Santa Cruz e a Central de Povos Étnicos Mojeños acusam os governos de Santa Cruz e Beni de colocarem os interesses políticos acima da solidariedade, negando-se a oferecer ajuda humanitária aos que não apóiam a luta pela autonomia dessas cidades.

Como se sabe, a direita racista boliviana quer dar um golpe de Estado e tirar do poder o índio presidente. Mas enquanto não conseguem esse intento, querem autonomia administrativa total, como se fossem países independentes. Querem separar-se do governo central. Exatamente o oposto do que querem os mais pobres – em sua imensa maioria índios e descendentes – que têm pela primeira vez na História da Bolívia a possibilidade de fazer parte da sociedade, serem ouvidos e terem suas reivindicações atendidas. A direita quer se excluir, enquanto a imensa maioria da população quer a inclusão social.

Segundo o dirigente dos mojeños Ernesto Sanchez “las prefecturas de Cochabamba y Santa Cruz en el río Ichilo, sólo están ayudando a las personas que firmaron para el estatuto autonómico y no así con las comunidades que rechazaron este documento”.

Como se não bastasse, os meios de comunicação desses locais desinformam a população e dizem que a ajuda humanitária é local, quando na verdade vem do governo Evo e da comunidade internacional – inclusive brasileira.

Lá como aqui, o golpismo e a mídia andam de mãos dadas, usando a desinformação ou a informação manipulada para seqüestrar a população da realidade que a cerca, como afirmei em outra postagem, que repito agora:

O presidente Lula deu uma declaração em Cuba condenando os seqüestros como forma de luta política, o que foi repercutido por toda a nossa “grande imprensa”.

Mas, e quando não é a pessoa que é retirada da realidade? Quando a realidade é que é seqüestrada da pessoa, como vem acontecendo no Brasil?

Quem acompanha o Brasil pelos jornalões, pelas emissoras de TV – em especial pela Rede Globo – tem sua realidade seqüestrada.

Quer prova maior disso que a absurda correria da população aos postos de vacinação para se prevenir de uma epidemia de febre amarela que só existe na mídia? Duas pessoas já foram internadas com overdose de vacina por conta disso.

Ambas as formas de seqüestro são condenáveis, mas a população desinformada pela mídia corporativa só toma conhecimento de uma, enquanto é manipulada pela outra.

Leia também:

» Dois anos de governo Evo Morales. O que você nunca leu

» Golpistas bolivianos vão ter que enfrentar as urnas

» Golpistas bolivianos plagiam projeto de Estatuto da Catalunha

» Vídeo: Racistas bolivianos agridem covardemente um ‘índio de mierda’

Geisel autorizou assassinato de Jango, acusa ex-agente uruguaio

Reportagem de Simone Iglesias, da Agência Folha, em Porto Alegre, publicada ontem (aqui, para assinantes) revela declaração de um ex-agente do serviço de inteligência do uruguai, na época da ditadura militar, que afirma que Jango não morreu de ataque cardíaco, como se acreditava, mas assassinado por envenenamento.

O ex-agente Mario Neira Barreiro disse que a ordem para o assassinato foi dada pelo delegado do Dops de São Paulo Sérgio Paranhos Fleury e que este obtivera a autorização para o crime diretamente do presidente Ernesto Geisel.

“Faça e não me diga mais nada sobre Goulart” – teria dito Geisel a Fleury.

Em outro trecho da reportagem (assinantes podem acessar a íntegra aqui), Barreiro contou à repórter como o ex-presidente Jango foi assassinado:

FOLHA - Como Jango foi morto?
BARREIRO
- Foi morto como resultado de uma troca proposital de medicamentos. Ele tomava Isordil, Adelfan e Nifodin, que eram para o coração. Havia um médico-legista que se chamava Carlos Milles. Ele era médico e capitão do serviço secreto. O primeiro ingrediente químico veio da CIA e foi testado com cachorros e doentes terminais. O doutor deu os remédios e eles morreram. Ele desidratava os compostos, tinha cloreto de potássio. Não posso dizer a fórmula química, porque não sei. Ele colocava dentro de um comprimido.
FOLHA - Como as cápsulas eram colocadas nos remédios de Jango?
BARREIRO
- Ele era desorganizado. Abria um frasco, tomava alguns, na fazenda abria outro. Tinha sete, oito frascos abertos. E colocávamos [referência ao grupo que monitorava Jango] um remédio em cada frasco. Colocamos os comprimidos em vários lugares: no escritório na fazenda, no porta-luvas do carro e no Hotel Liberty.

Ainda segundo o ex-agente toda a operação teria sido acompanhada e financiada pela CIA.

BARREIRO - A CIA pagou fortunas para saber o que Jango falava e foi responsável por muita coisa, mas não quero falar sobre isso porque tenho medo.

A confissão do ex-agente uruguaio, além de confirmar suspeitas que sempre correram sobre as mortes de ex-presidentes durante a ditadura (há ainda o caso JK), mostra mais uma vez o papel desempenhado pelos Estados Unidos, através da CIA e seus agentes, em golpes, assassinatos e campanhas golpistas contra governos que não partilham dos interesses e ideais do governo americano.

Leia também:

» Ex-marine escreve em livro: ‘Sou um assassino psicopata treinado para matar’

» Acusado de liderar ataque às Torres Gêmeas tinha bolsa da CIA

» Todas as ditaduras são abjetas - A morte de Stuart Angel

Por que Chávez chama Uribe de peão do império americano?


Ontem publiquei aqui uma postagem em que mostrava que um relatório do Departamento de Defesa dos EUA denunciava o atual presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, de estar envolvido com o tráfico de drogas e ser amigo íntimo do megatraficante Pablo Escobar.

O vídeo aí acima aprofunda as informações. Mostra mais ligações de Álvaro Uribe com o tráfico. Inclusive a acusação de que era o responsável pela facilitação do transporte aéreo da droga.

Por que então os Estados Unidos apóiam Uribe agora e acusam Chávez de estar associado ao narcotráfico?

Por que a Operação Colômbia, realizada em conjunto pelos governos dos Estados Unidos e da Colômbia, não conseguiu diminuir a exportação de drogas da Colômbia para a os EUA, nem diminuir o consumo de cocaína entre os americanos - ao contrário, ambos aumentaram?

A resposta é: porque esse não é o interesse norte-americano. Eles estão de olho no país vizinho, a Venezuela, que – como o Iraque – nada em petróleo. Chávez seria o Saddam Hussein da vez.

Os Estados Unidos são uma guerra à procura de um pretexto. Assim como no Irã.

Leia também:

» Por que as FARC não abandonam a luta armada, fundam um partido e disputam eleições democráticas?

» Chávez ou Uribe, quem colabora com os narcotraficantes?

» Democracia e ditadura na Venezuela e no Brasil

Sabe aquela desculpa ‘Perdeu porque o juiz roubou’? Às vezes não é desculpa. Confira


Vi este vídeo no Blog do Juca e não acreditei no descaramento. Juiz e bandeirinhas fazem de tudo para o Londrina virar um jogo no campeonato paranaense.

Leia também:

» ‘Se o relatório for aprovado, nós estamos fodidos’

» Bandeirinha que posou para Playboy fica fora do Paulistão

» Golaço de Marta valeu a Copa

Por que as FARC não abandonam a luta armada, fundam um partido e disputam eleições democráticas?

Guerrilheira das FARC

Porque elas já tentaram isso. Em 1984 firmaram uma trégua com o então presidente da Colômbia Belisario Betancourt. As FARC abandonaram as armas e se transformaram num partido político, União Patriótica (UP).

Resultado: o governo da Colômbia se aproveitou do fato e matou três mil militantes, oito congressistas, dois candidatos presidenciais, 11 prefeitos e 13 deputados regionais.

Você, meu arguto leitor, minha sagaz leitora, havia lido essas informações na nossa “grande imprensa democrática”?

Leia também:

» O seqüestro como arma de luta política

» Chávez ou Uribe, quem colabora com os narcotraficantes?

» Jornal Nacional joga Chávez contra guerrilheiros das FARC

» Vídeo: Clara e Consuelo, o momento da libertação pelos guerrilheiros na selva

imagem RSSimagem e-mail

Chávez ou Uribe, quem colabora com os narcotraficantes?

Um relatório do departamento de Defesa dos Estados Unidos de setembro de 1991 faz uma espécie de Quem é Quem no mercado de cocaína na Colômbia. A lista inclui o chefe do cartel de Medellín Pablo Escobar e mais 100 outros criminosos, assassinos, traficantes e advogados pra lá de suspeitos. O número 82 da lista é ninguém menos que Álvaro Uribe Velez, descrito como um político e senador que faz uma ponte entre o cartel de Medellín e a alta cúpula governamental.

Diz ainda o relatório, divulgado pela revista Newsweek em 9 de agosto de 2004, que Uribe esteve envolvido em negócios com drogas nos Estados Unidos, trabalhou para o cartel de Medellín e era amigo íntimo do chefão Pablo Escobar.

Escobar morreu em 1993. Em 2002, Uribe assumiu a presidência da Colômbia. Em 2005, conseguiu uma mudança na Constituição tornando possível sua reeleição. O que aconteceu. Agora está tentando nova mudança que lhe permita buscar um terceiro mandato.

Você, meu arguto leitor, minha sagaz leitora, havia lido essas informações na nossa “grande imprensa”?

Porque para a nossa imprensa democrática, Uribe é um democrata, luta contra os chamados narcoterroristas (assim são chamados os guerrilheiros das FARC). E Chávez está ligado aos traficantes, terroristas e é um ditador que quer se perpetuar no poder.

Leia também:

» Jornal Nacional joga Chávez contra guerrilheiros das FARC

» TV Venezuelana mostra entrevista com refém das FARC

» Confederação de Trabalhadores da Imprensa pede que jornalistas trabalhem com ética

» Democracia e ditadura na Venezuela e no Brasil

imagem RSSimagem e-mail

Requião e Lippmann: Censura ou não?

É claro que é censura. A liberdade de expressão está garantida pela Constituição. Quem não estiver satisfeito, ou se sentir ofendido, caluniado etc., que entre na justiça contra o ofensor, caluniador etceteror e faça valer a lei.

O juiz proibiu Requião de tocar em determinados temas. Segundo Lippman, cabe os princípios da eficiência e da cautela:

“Por que se consentir com uma situação fática que de antemão se sabe potencialmente danosa à comunidade, para somente depois se reprimi-la?”

Quer dizer, o que Lippmann defende é a censura:

■ substantivo feminino
1 ação ou efeito de censurar
2 exame a que são submetidos trabalhos de cunho artístico ou informativo, ger. com base em critérios de caráter moral ou político, para decidir sobre a conveniência de serem ou não liberados para apresentação ou exibição ao público em geral. [Houaiss]

Leia também:

» Requião protesta contra censura e tira do ar TVE do Paraná

» Juiz estende proibição a Requião e reinstaura censura no país

» Assista: Requião responde ao juiz que o censurou e faz convite para debate ao vivo sobre liberdade de imprensa

» Na guerra da mídia, desembargador tira Requião do ar. Veja o porquê

Dois anos de governo Evo Morales. O que você nunca leu

Evo Morales

Evo Morales assumiu o poder em 22 de janeiro de 2006 [Ok, isso você já leu...].

Gás boliviano, por ano: 2003: 451 milhões de dólares. 2004: 685 milhões. 2005: 987 milhões. Com Evo. 2006:1 bilhão e oitocentos milhões de dólares. 2007: 1 bilhão e 930 milhões de dólares.

Dívida externa: A dívida externa da Bolívia baixou de 4,9 bilhões de dólares para 2,1 bilhões, menos da metade.

O PIB per capita da Bolívia, em 2005, era de 876 dólares. Em 2006, passou a 1153 e em 2007, a 1308 dólares.

Superávit comercial. Em 2005, 605 milhões de dólares. Em 2006, mais que dobrou: 1,3 bilhão de dólares. Em 2007, 1,4 bilhão.

Terras. Em dois anos de governo, Evo Morales titulou mais de 10 milhões de hectares. Mais do que os 9,2 milhões titulados pelos governos neoliberais, no período de dez anos, entre 1996 e janeiro de 2006.

Em dois anos, diminuiu em mais de 60% o analfabetismo na Bolívia.

Em conjunto com um programa solidário de Cuba, denominado Operacion Milagro, devolveu a visão a 200 mil pessoas de baixa renda, com operações gratuitas.

Com os novos recursos dos impostos dos hidrocarbonetos, criou dois programas: um voltado para a infância e outro para os idosos.

O Juancito Pinto é um bônus, para manter a criança na escola. Beneficia mais de 1,4 milhão de crianças.

O Renda Dignidade garante aos idosos acima de 60 anos que não têm direito à aposentadoria cerca de 310 dólares bolivianos por ano, enquanto os aposentados ganharão aproximadamente 235 dólares bolivianos. Antes, somente os aposentados acima de 65 anos tinham direito a 235 dólares bolivianos.

É contra esses chamados desvios populistas e assistencialistas - o Juancito Pinto e O renda Dignidade - que se bate a direita racista, preconceituosa e golpista.

Você, meu arguto leitor, minha sagaz leitora, havia tomado conhecimento de alguma dessas informações na nossa mídia democrática?

Não quero perpetuar-me no poder, nem que meu passado se repita em milhões de pobres, em indígenas marginalizados. Queremos vencer esse passado colonial com a arma da justiça e da igualdade. [Evo Morales, em seus discurso de dois anos de governo]

Leia também:

» Golpistas bolivianos vão ter que enfrentar as urnas

» Golpistas bolivianos plagiam projeto de Estatuto da Catalunha

» Vídeo: Racistas bolivianos agridem covardemente um ‘índio de mierda’

» O seqüestro como arma de luta política

Dora Bria: Campeã de windsurf morre em acidente de carro

A notícia sobre a morte de Dora Bria, na tarde de ontem, vítima de um acidente de carro, você lê aqui, na Folha Online.

Dora Bria em ação, linda e windsurfando, você vê aqui.



imagem RSSimagem e-mail

Requião protesta contra censura e tira do ar TVE do Paraná


O governador do Paraná Roberto Requião, em reação às últimas decisões da Justiça Federal, tirou do ar a TV Educativa do Paraná. Segundo o governador, seria impossível à emissora seu funcionamento normal, tendo que interromper sua programação de 15 em 15 minutos para exibir nota assinada pela Associação dos Juízes Federais (Ajufe), como impunha última decisão do desembargados Lippmann.

No entanto, o governador acatou a decisão judicial, e a TVE transmitiu a nota da Ajufe. Mas não apenas ela. Em seguida vem uma nota assinada pelo governador Requião com novas críticas à decisão judicial, que é um atentado à liberdade de imprensa [opinião do blog]. Como deixa claro o presidente da ABI, Maurício Azedo, que, numa entrevista condena a decisão do juiz Lippmann:

Ela constitui uma afronta à Constituição. O Texto da Constituição veda expressamente a imposição de censura política, ideológica e artística. O desembargador Lippmann Junior ignorou essa determinação Constitucional e pretende impor ao governador Roberto Requião condições que a Constituição não admite.

O governador Requião faz bem em radicalizar politicamente a questão. Não existe meia censura, nem ela só pode ser considerada quando aplicada aos meios privados de comunicação. Se a proibição se estendesse à Rede Globo, por exemplo, teríamos uma grita violenta.

Mas Requião gosta de briga, é teimoso e fanfarrão, uma mistura de Brizola com Chávez. Está lançando seu nome nacionalmente. Nesse sentido, ao censurá-lo o juiz Lippmann presta-lhe um grande favor.

Leia também:

» Na guerra da mídia, desembargador tira Requião do ar. Veja o porquê

» Assista: Requião responde ao juiz que o censurou e faz convite para debate ao vivo sobre liberdade de imprensa

» Juiz estende proibição a Requião e reinstaura censura no país

imagem RSSimagem e-mail

No Rio já não basta o da cervejinha. PMs pegam um caminhão de cerveja

PMs retiram caixas de cerveja de caminhão da Brahma

Leia reportagem no jornal O Dia.

Veja também:

» A pedidos: A verdadeira Tropa da Elite em ação

» Tropa de Elite, um choque de gestapo

» Boninho, socialites, ovos e 'Retrato de um Playboy', de Gabriel O Pensador

imagem RSSimagem e-mail

Ato falho de Cristiana Lobo mostra que Globo já elegeu Serra


Li no Blog Entrelinhas que a jornalista Cristiana Lobo teria se referido ao atual governador de São Paulo, José Serra, como futuro presidente da República, num programa da Globonews.

Sou chato. Gosto de verificar. Sentei-me com São Tomé para ver o tal programa. E não é que ela cometeu o ato falho mesmo? Cristiana citou José Serra como presidente e disse “eu já tô lá na frente”...

Editei e subi para o Youtube, para que você também possa conferir que a mídia já elegeu José Serra.

Esse fato somado à declaração do ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Maia, o Vaia, de que O Globo trabalha como partido político fecha o círculo e mostra aos descrentes que a mídia toma partido, sim, tem partido, sim, é contra o governo, sim, e é tucana e serrista.

Leia também:

» Quando é aliado do governo, Jornal Nacional denuncia. Quando é tucano, silencia

» No Jornal Nacional, cratera do metrô de São Paulo pariu um bebê

» O Globo estampa seu preconceito contra Lula na primeira página

imagem RSSimagem e-mail

Leitor alerta sobre perigos na área de energia

Torre de transmissão de energia

Recebi de um leitor assíduo do blog, que me pediu anonimato:

Meu caro Mello, o que você falou do José Jorge é muito importante. Mas o presidente Lula tem que observar alguns fatores na área da energia para que não acabe se repetindo o que aconteceu no governo tucano do Fernando Henrique Cardoso.

Li um artigo de um engenheiro na revista Sustentabilidade, ele fazia denúncia de que faltam pessoas para trabalhar na Aneel. Sugiro a você que leia o artigo e divulgue no seu blog.

A Aneel tem menos de 30 técnicos para analisar os 27.400 MW de projetos parados naquele antro tucano, que a Dilma deixou com um tucanão emplumado, chamado Jerson Kelman.

E a grande maioria desses técnicos está toda trabalhando na análise de pequenas centrais (aquelas que são concedidas sem leilão...).

Já imaginou se na época do caos aéreo se descobrisse que a ANAC tinha 27400 metros de pista projetada, com recursos assegurados, mas que nada foi construído porque a agência não tinha técnicos para aprovar? Sim! Os projetos estão prontos. Falta só o carimbo da Aneel, sem o qual os órgãos ambientais nem os analisam!

Já imaginou se se soubesse que os técnicos poucos que existem andam ocupados demais analisando projetos de pequenos aeroportos das construtoras amigas do chefe da Aneel, entre as quais a Gautama e seus laranjas?

Sabe por que a imprensa não aproveita isso? Para proteger o tucanão Jerson Kelman, como protege e esconde o senador José Jorge...

Seguindo a sugestão do leitor, li e recomendo a leitura de A crise dos aeroportos e a crise de energia, de Ivo Pugnaloni, engenheiro eletricista, que foi diretor da Copel, Companhia Paranaense de Energia, e é diretor da Enercons Consultoria em Energia Ltda.

Leia também:

» José Jorge, ministro do Apagão, responde por novo apagão em Brasília

» PSDB implode e Arthur Virgílio lança sua candidatura ao Planalto

» O seqüestro como arma de luta política

imagem RSSimagem e-mail

José Jorge, ministro do Apagão, responde por novo apagão em Brasília

Imagem de uma vela acesa na escuridão

Nelson Rodrigues gostava de ser chamado de “flor de obsessão”. Ele se reconhecia como um obcecado. Algumas pessoas são mesmo obcecadas.

Por exemplo, o senador demo de Pernambuco José Jorge é obcecado por apagão. Quando ministro das Minas e Energia no governo FHC produziu o maior apagão da história. Nunca antes na história deste pais...você sabe.

Teve seu mérito reconhecido e virou vice, na chapa de Alckmin, para tentar vencer o presidente Lula, na campanha de 2006. Deu-se o novo apagão, dessa vez de votos. Pela primeira vez um candidato conseguiu no segundo turno menos votos do que no primeiro. De novo caberia um “Nunca antes na história deste país”...

Mas, peraí, não acabou. O demo-governador de Brasília, José Arruda, resolveu mostrar ao Brasil como é o choque de gestão dos demos. Quem ele colocou na presidência da Companhia Energética de Brasília (CEB)? O ministro do apagão, vice da candidatura apagada, demo-senador José Jorge. Resultado:

Aneel multa Companhia Energética de Brasília (CEB) em R$ 4,8 milhões por causa dos apagões em Brasília

Você, leitor perspicaz, minha sagaz leitora, leu a demo-notícia em algum lugar de nossa grande imprensa? O Jornal Nacional trombeteou mais um demo-feito do demo-senador? Nada.

Olha que a notícia não é nova. Está no portal G1 desde 17 de janeiro. Na página, há até o vídeo de uma reportagem do regional da Globo em Brasília, o DFTV. Nele, o ministro do apagão, vice da candidatura apagada e agora presidente do apagão de Brasília é identificado apenas como presidente da CEB. Nenhuma relação com seu partido ou com seu passado.

No texto escrito, idem. Ele é simplesmente o José Jorge, para que você não ligue a luz que não liga aos famosos choques de gestão demo-tucanos.

Leia também:

» Quando é aliado do governo, Jornal Nacional denuncia. Quando é tucano, silencia

» No Jornal Nacional, cratera do metrô de São Paulo pariu um bebê

» Se é do governo, Jornal Nacional critica

» DEM e PPS, os incríveis partidos que encolheram

imagem RSSimagem e-mail