Nos EUA, 'grande imprensa' agride entrevistado. Ao contrário do que acontece no Brasil, o entrevistado reage



.....
Reparem neste trecho, de aproximadamente três minutos, de um programa de entrevistas da Fox. Foi retirado do filme Loose Change, que mostra o lado B (de Bush) dos atentados de 11 de setembro de 2001.
Os entrevistadores tentam encurralar o entrevistado, um professor que em suas aulas mostra aos alunos uma outra visão sobre o 11/9.
Reparem na agressividade, nas ofensas, na tentativa constante de desqualificação do entrevistado. Que, no entanto, não se intimida e os enfrenta.
Quanta diferença em relação a nossos políticos, que muitas vezes são desrespeitados e não reagem.
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

'Fora Povo', de Luis Fernando Verissimo

Para os que não puderam ler nos jornais de ontem:
Pesquisa recente concluiu que a elite brasileira é mais moderna, ética, tolerante e inteligente do que o resto da população. Nossa elite, tão atacada através dos tempos, pode se sentir desagravada com o resultado do estudo, embora este tenha sido até modesto nas suas conclusões. Faltou dizer que, além das suas outras virtudes, a elite brasileira é mais bem vestida do que as classes inferiores, tem melhor gosto e melhor educação, é melhor companhia em acontecimentos sociais e é incomparavelmente mais saudável. E que dentes!

A pesquisa reforça uma tese que tenho há anos segundo a qual o Brasil, para dar certo, precisa trocar de povo. Esse que está aí é de péssima qualidade. Não sei qual seria a solução. Talvez alguma forma de terceirização, substituindo-se o que existe por algo mais escandinavo. As campanhas assistencialistas que tentam melhorar a qualidade do povo atual só a pioram, pois, se por um lado não ajudam muito, pelo outro o encorajam a continuar existindo. E pior, se multiplicando. Do que adianta botar comida no prato do povo e não ensinar a correta colocação dos talheres, ou a escolha de tópicos interessantes para comentar durante a refeição? Tente levar o povo a um restaurante da moda e prepare-se para um vexame. O povo brasileiro só envergonha a sua elite.

Se não tivéssemos um povo tão inferior, nossos índices sociais e de desenvolvimento seriam outros. Estaríamos no Primeiro Mundo em vez de empatados com Botsuwana. São, sabidamente, as estatísticas de subemprego, subabitação e outros maus hábitos do povo que nos fazem passar vergonha.

Que contraste com a elite. Jamais se verá alguém da elite brigando e fazendo um papelão numa fila do SUS como o povo, por exemplo. Mas o que fazer? Elegância e discrição não se ensina. Classe você tem ou não tem. Mas o contraste é chocante, mesmo assim. Esse povo, decididamente, não serve.

Se ao menos as bolsas-família fossem Vuiton...


Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

A ‘grande imprensa’ e sua ‘verdade seletiva’

Senadores que investigam Renan Calheiros dizem que sofrem pressões. A “grande imprensa” acredita neles e os apóia.

Um ministro do STF diz que ele e seus pares votaram com a faca no pescoço. A “grande imprensa” o desclassifica e um pitblogueiro exige sua renúncia.

Roberto Jefferson confessa que recebeu e enfiou R$ 4 milhões em local incerto e não sabido, acusa o governo de praticar o mensalão e a “grande imprensa” dá a ele todo o crédito.

Renan denuncia negócio entre o Grupo Abril e a Telefônica. A Veja tenta desacreditá-lo, acusa-o de agir assim por vingança, pois está sendo acusado por ela de negócios escusos.

É uma lógica particular para defender seus interesses particulares.

Acredita quem quer. Ou quem, desinformado por ela, só consegue enxergar a realidade pelos olhos da mídia. Os teleguiados.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Sobre o novo ministro do STF, Carlos Alberto Direito

E a nomeação de Carlos Alberto Direito para o STF passou. O que é péssimo para os que lutam contra a descriminalização do aborto e pelo direito à pesquisa com células-tronco. Direito é um católico fervoroso e por isso sua nomeação provoca arrepios em quem defende esses outros direitos.

Ontem, em sua sabatina no Senado, Direito afirmou que jamais deixará de cumprir as leis aprovadas pelo Congresso. Como se isso fosse uma concessão. É chover no molhado. Na verdade, ele é obrigado a cumpri-las. Aliás, como todos nós.

Mais adiante, ele fez a seguinte ressalva, quando perguntado sobre a questão da pesquisa com células-tronco:

- Deve ser preservada a vida em qualquer circunstância, mas não se pode coibir que a ciência avance. Não se pode admitir que a fé limite a ciência nem se pode admitir que a ciência agrida a fé.

Alguém aí conseguiu entender o que ele quis dizer? Por que existe um mas entre a primeira frase e a segunda? O que ele quis dizer com “nem se pode admitir que a ciência agrida a fé”?

Ciência e fé, como água e óleo, não se misturam. Como, então, a ciência poderia agredir a fé? Quando? Quando Galileu afirma que é a Terra que gira em torno do Sol e não o contrário?

Ah, e apenas para não passar em brancas nuvens. Carlos Alberto Direito, o novo ministro do STF, foi também secretário de Educação no governo de Moreira Franco aqui no Rio. Foi ele quem começou o desmonte do programa dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP), conhecidos como brizolões, as escolas públicas idealizadas por Darcy Ribeiro, projetadas por Oscar Niemeyer e que eram a menina dos olhos do ex-governador Leonel Brizola.

Para quem não conhece ou não se recorda do que foram os CIEPs, aqui vai esse resumo, retirado da Wikipedia:

O horário das aulas estendia-se das 8 às 17 horas, oferecendo, além do currículo regular, atividades culturais, estudos dirigidos e educação física. Os CIEPs forneciam refeições completas a seus alunos, além de atendimento médico e odontológico. A capacidade média de cada unidade era para mil alunos.
O projeto objetivava, adicionalmente, tirar crianças carentes das ruas, oferecendo-lhes os chamados "pais sociais", funcionários públicos que, residentes nos CIEPs, cuidavam de crianças também ali residentes.

Desmontar um projeto desses - para ficar na linguagem do novo ministro - é pecado.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Michael Moore ataca emissoras de TV e sistema de saúde dos EUA


Divulgando seu último filme, Sicko, em Sarajevo, o cineasta americano Michael Moore disse que as emissoras de TV de seu país “de certo modo” são mais responsáveis pela guerra do Iraque do que o presidente Bush. Ou seja, não é só no Brasil que elas manipulam, omitem ou aumentam.

Segundo Moore, elas não fizeram as perguntas nem as investigações que deveriam ser feitas.

"Elas ajudaram o presidente Bush a mentir para o povo americano, não fizeram perguntas difíceis, são cúmplices de Bush."

Mais adiante, Moore afirmou que 80% dos americanos não sabem sequer localizar o Iraque no mapa.

“Deveria existir uma lei que obrigasse alguém a saber onde um país está [no mapa] antes de lançar uma invasão contra ele".

Segundo o Vermelho Online, “em Sicko, Michael Moore pretende mostrar as deficiências do sistema de saúde americano. O filme foi recebido com fortes aplausos na capital da Bósnia-Herzegovina. O cineasta qualificou de ‘fato lamentável’ que, nos Estados Unidos, 18 mil pessoas morram todos os anos porque não possuem proteção médica. ‘Neste filme, a verdadeira questão não é nosso sistema de saúde, mas quem somos nós, os americanos, e por que nos comportamos como nos comportamos’.

No vídeo acima, exclusivo do Blog do Mello, você assiste a um trecho de Sicko, de Michael Moore, ainda inédito no Brasil. Nele, há uma comparação entre as medicinas americana e cubana. Vale a pena assistir, enquanto o link não cai.Ele vive sendo retirado dos provedores. Se não puder assisti-lo agora, clique aqui, baixe-o para seu computador e assista-o mais tarde.

É um arquivo flv. Se você não tem um flv player, aconselho este aqui, que eu uso, o BitComet FLV Player. É pequeno, eficiente e gratuito.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Bin Laden e Chávez seriam criaturas de Bush e da CIA

Esta é de deixar espantados até aqueles que acham que o ex-deputado José Dirceu é o homem mais maquiavélico e diabólico do planeta. O jornalista Robert Fisk (saiba mais sobre quem é Robert Fisk, na Wikipedia, ou numa recente entrevista com Marcelo Tas na última Flip), em artigo publicado no The Independent no último dia 25, coloca dúvidas sobre a verdadeira autoria dos ataques às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001.

Pelas teorias conspiratórias que Fisk traz à tona, Bin Laden seria um mero fantoche de ninguém menos que George W. Bush. Ou então nem isso. Osama Bin Laden seria apenas uma lenda.

Fisk não compartilha dessas teorias, mas tem lá suas dúvidas sobre o que realmente aconteceu naquele dia que marcou para sempre a humanidade.

(...) Eu estou cada vez mais encafifado com as inconsistências da narrativa oficial do 11 de setembro. Não apenas pelo óbvio ''non sequiturs'': onde estão as partes da aeronave (motores, etc) que atacou o Pentágono? Por que as autoridades envolvidas com o vôo 93 da United (que caiu na Pensilvânia) foram obrigadas a fechar o bico? Por que os restos do vôo 93 se espalham por quilômetros quando supostamente o avião chocou-se contra o solo ainda inteiro? Novamente, não estou falando sobre a ''pesquisa'' maluca de David Icke (Alice no País das Maravilhas e o Desastre do World Trade Center), que poderia fazer qualquer homem são tentar decorar a lista telefônica.

Eu estou me referindo a questões científicas. Se é verdade, por exemplo, que o querosene queima a 820º Celsius sob ótimas condições, como é que o aço das duas torres, cujo ponto de fusão está supostamente acima de 1.480ºC, poderiam ter entrado em colapso na mesma velocidade? Elas cairam em 8,1 segundos e 10 segundos. E a terceira torre, o World Trade Centre Building 7, ou edifício Salmon Brothers, que desmoronou em 6,6 segundos até seus alicerces às 17h20 do dia 11 de setembro? Por que ela desmoronou daquele jeito se nenhuma aeronave a atingiu? O Instituto Americano de Padrões e Tecnologia analisou a causa da destruição dos três edifícios. Eles ainda não relataram nada sobre o WTC 7. Dois proeminentes professores americanos de engenharia mecânica — com toda a certeza fora da categoria dos ''raivosos'' — processam o Instituto na Justiça contra o que vaticina o relatório final, argumentando que ele pode ser ''fraudulento ou enganador''.

Jornalisticamente, existem muitas coisas ímpares sobre o 11 de setembro. Relatórios iniciais de repórteres que afirmam terem ouvido explosões nas torres — que bem poderiam ser as estruturas se rompendo — são fáceis de desmentir. Menos o de que o relato de que o corpo de uma comissária da tripulação de um dos vôos foi descoberto nas ruas de Manhattan com suas mãos atadas. OK, então vamos assumir que isso foi só boataria de momento, assim como a lista da CIA de seqüestradores-suicidas, que incluiam três homens que estavam — e ainda estão — vivos da silva e vivendo no Oriente Médio, foi um erro inicial da inteligência americana.

Mas e o que dizer da esquisita carta supostamente escrita por Mohamed Atta, o assassino-seqüestrador egípcio de cara assustada, cujo conselho ''islâmico'' a seus cruéis camaradas — revelado pela CIA — mistificou cada amigo muçulmano que eu conheço no Oriente Médio? Atta mencionou sua família — o que nenhum muçulmano, mesmo mal-intencionado, gostaria de incluir em tal oração final. Ele lembra seus companheiros-de-morte para fazerem a primeira oração muçulmana do dia e então continua a citá-la Mas nenhum muçulmano precisa de tal lembrança — para não dizer nada do texto da oração do ''Fajr'' que foi incluído na carta de Atta. (...)

Para ler o artigo completo de Robert Fisk em português, clique aqui.

E aqui para ler a versão original em inglês, acrescida de quase 200 comentários, que botam ainda mais lenha na fogueira.

Particularmente, acho a história inverossímil. Serve mais para mostrar que a especulação é livre, e o papel aceita quase tudo.

Pode-se, por exemplo, especular que Chávez seria uma invenção de Bush e da CIA, que querem radicalizar a questão ideológica na América Latina com o intuito de abrir as portas para uma invasão americana à Venezuela, que se estenderia à Amazônia, sob pretexto de garantir o pulmão verde do mundo... Há até no mercado um game sobre essa invasão.

O que você acha?

Atualização: O comentário da Rosana (a quem agradeço) e sua indicação para o vídeo a seguir acrescentaram ainda mais tempero às especulações sobre o 11 de setembro.

Versão reeditada da 2a Edição de Loose Change. Essa versão contém correções de erros factuais e novas cenas. Documentário fantástico,mostrando evidências de que os eventos de 11 de Setembro nos EUA, podem ter sido uma obra interna do próprio governo. Apesar de muitas evidências poderem ser refutadas, ao final desde documentário você perceberá que algo não está correto na história oficial. Pesquisem por si mesmos e verão que há muito mais a se questionar. (informação do post do vídeo. Filme em inglês com legendas em "português")



Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Receita Federal quer contribuir para que Bill Gates volte a ser o homem mais rico do mundo

De uma hora para outra ficamos sabendo que a Receita Federal vai comprar agora, dia 30, em leilão, 44.087 licenças do Microsoft Office 2007.

Há uma grita geral contra o uso de software proprietário, que vai na contramão da opção do governo do presidente Lula pela adoção cada vez maior do software livre.

O valor calculado do pacote bate R$ 40 milhões. Com o Br.Office o custo cairia para zero.

Mas aí outros dizem que os recursos não são os mesmos, que seria necessário tempo de treinamento etc.

Eu fiquei espantado mesmo foi com o número de licenças. A Receita Federal tem quantos funcionários? Todos precisam utilizar o Microsoft Office 2007? Atualmente trabalham com o quê? Windows XP?

Resolvi dar uma pesquisada rápida e o único número que achei me deixou mais intrigado. Segundo reportagem da Folha Online, de janeiro de 2006, a Receita Federal teria um total de 23 mil funcionários. Sobram 21.087 licenças. Ou quase duas por funcionário.

Alguém sabe explicar?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Exposta a doses maciças de informações manipuladas pela ‘grande imprensa’, parte dos brasileiros vive do ódio, do preconceito e do ressentimento

Não sei se vocês leram sobre o documentário Super Size Me. Indicado ao Oscar em 2004, foi dirigido e estrelado por Morgan Spurlock. Ele partiu de um experimento simples. Ficou 30 dias alimentando-se exclusivamente no Mc Donald's. Três refeições diárias na lanchonete. No final daquele mês, estava mais pesado, seu colesterol tinha ultrapassado os limites e seu fígado ficou maior. Ele também sofreu dor de cabeça, depressão e problemas sexuais, de acordo com o site do jornal The Sun. A íntegra do filme está aí em cima.

Experimento semelhante parece que está sendo desenvolvido secretamente no Brasil. Pessoas das classes média e alta são expostas exclusivamente às informações sobre o governo Lula reproduzidas na "grande imprensa" de Kamel. Todos os dias eles só lêem e se informam em O Globo, Folha, Estadão, Veja, Rede Globo e nos pitblogs.

O estrago causado pelo acúmulo de informações manipuladas pode ser constatado na área de comentários dos pitblogs.

Não sabe o que são pitblogs? Leia esta postagem aqui do Blog do Mello de 26 de junho:

Os pitboys e os pitblogs

Os cinco pitboys que agrediram barbaramente a empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto chocaram e indignaram o país. Da mesma maneira que chocaram e indignaram o país os jovens que há 10 anos incendiaram o índio Galdino, em Brasília.

São semelhantes até nas justificativas. Os de hoje, alegam que pensavam que Sirley fosse uma prostituta. Os de Brasília alegaram que pensavam que o índio fosse um mendigo. Como se agredir – ou mesmo matar – um mendigo ou uma prostituta não fosse igualmente crime.

Na internet Brasil também temos a contrapartida dos pitboys: são os pitblogs. Em comum, a violência gratuita dos ressentidos. Eles têm absoluto desprezo pelos que lhes são diferentes. Se uns socam e chutam, os outros agridem verbalmente.

É fácil identificar os pitblogs. Seus responsáveis se acham donos da verdade. Não abrem espaço para o contraditório, e cultivam nos comentários uma legião de seguidores (em geral, indignados úteis) que aplaudem e imploram por sua agressividade, numa relação sadomasoquista.

Os mendigos e prostitutas dos pitblogs são os petistas, os lulistas e agora também os chavistas.

O que os ataca é uma doença infantil, o sentimento de onipotência de uma criança de cinco anos. Quando acontece um crime como o de agora, contra a empregada Sirley, os pitboys se dão conta de que não podem tudo, e se apavoram.

Já os pitblogs se escandalizam com a violência dos pitboys (embora seus blogs preguem a violência e sejam tão violentos quanto) e acham que os pitboys só agiram assim, porque não levaram umas boas porradas dos pais...

Pitblogs e pitboys podem até não freqüentar os mesmos ambientes. Mas agem na mesma freqüência. São como a Inquisição e a fogueira.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Parodiando Cazuza: - Abril, qual é o teu negócio? O nome do teu sócio?

Não posso cometer contra a Veja e o Grupo Abril - que a produz - aquilo que critico neles. Acho apenas que quem não tem Nada a esconder - que é o título de um mini-editorial da Veja desta semana - não deveria estrilar tanto contra a criação da CPI da TVA. Ainda mais em seu tratando da Veja, que sempre defendeu CPIs contra o governo Lula, sob qualquer pretexto.

Também não vou dizer aqui que a Veja mente quando afirma no editorial que tudo foi aprovado, quando não, dona Veja, não foi aprovado não. A Anatel solicitou à Telefônica que a companhia refizesse o acordo de acionistas para eliminar a possibilidade de poder de veto da empresa nas decisões da operadora em São Paulo.

E por que a Anatel fez essa solicitação? Por que há suspeitas da utilização de laranjas no negócio. Semelhantes àquela em que o senador Renan Calheiros apareceu sentado, em capa recente da Veja.

A preocupação do Grupo Abril com a criação da CPI é tão grande que ele está jogando pesado, não apenas em cima dos parlamentares, mas dos outros grandes grupos de comunicação. No mini-editorial, a Abril gasta 25% do texto para mostrar negócios semelhantes dos outros:

Em 2005, a Portugal Telecom adquiriu participação no Grupo Folha, dono do jornal Folha de S.Paulo e do provedor de acesso à internet UOL. Em 2004, a Globopar – controladora da Net – associou-se à mexicana Telmex (proprietária da Embratel e da Claro), passando a ela parte do controle da Net. A associação da TVA com a Telefônica é análoga àquela entre NET e Telmex. Ambas foram autorizadas pela Anatel.

Será essa a versão do grupo Abril para a famosa frase de Sérgio Porto (ou é do barão de Itararé?) “Ou se restaura a moralidade, ou locupletemo-nos todos”?

Como curiosidade, vale ressaltar que o Estadão – único dos grandes que não se meteu nesse tipo de negócios – é também, entre eles, o que faz a cobertura mais imparcial do caso.

Simples coincidência?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Sob pressão da ‘grande imprensa’, ministro Eros Grau põe saúde em risco

Do Blog do Noblat:

O ministro Eros Grau adiou uma cirurgia de aneurisma no abdômen que estava marcada para amanhã, em São Paulo. Ele deixaria o plenário hoje à tarde para viajar. Minutos antes do início do terceiro dia de julgamento, para evitar especulações, pediu à assessoria do STF que avisasse a imprensa da decisão tomada. Eros não perderá um minuto do julgamento do mensalão. Preferiu se arriscar porque ficou com medo do que poderiam falar por aí.

A que ponto chegamos. A pressão da “grande imprensa” constrange um ministro da Suprema Corte do país, que coloca sua saúde em risco para não ser crucificado por ela e pelos “indignados úteis”, seus pitblogs e pitblogueiros.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Carta Testamento de Getúlio Vargas (19/04/1882 24/08/1954)

Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.

Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.

Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.

Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.

Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.
(clique aqui e veja reprodução da primeira página do manuscrito de Vargas)


Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Au-au! Cachorro 'cansado' vai à pet de táxi

Do Jornal Extra. Reportagem, imagens e edição de Pedro Palmeiro:



Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Organizações Globo querem transformar o país num grande Big Brother Brasil

Outro dia, um câmera da TV Globo flagrou o ministro Marco Aurélio Garcia dentro de sua sala de trabalho. Anteontem, um fotógrafo de O Globo flagrou troca de e-mails entre ministros do STF. Amanhã, poderemos ter gravações de conversas privadas do presidente da República, por exemplo, captadas por microfones clandestinos.

Prova de que existe demanda para o produto é esta oferta que vi na internet e que reproduzo a seguir. É o anúncio de um transmissor + receptor digital sem fio.

Você poderá transmitir o sinal de áudio e vídeo a uma distância de até 1000 mts sem barreira.
Este produto é muito utilizado em condomínios dentro de elevadores.
Em residências com micro-câmeras camufladas atrás de Quadros, Vasos e etc.... para vigiar babás e empregados.
E também por investigadores, reportagens e etc...

Custa R$ 379 mais o frete.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Resultado do julgamento do 'mensalão' no STF, segundo a 'grande imprensa'

Se a denúncia do procurador for aceita, isto prova a existência do "mensalão" e seus "40 ladrões".

Se não for aceita, isto prova que a "pressão do governo" e os "grampos" amedrontaram os ministros do STF.

Porque a "grande imprensa" de Kamel (aquela que sustenta sua "independência", entre outras coisas, com classificados de prostitutas) já julgou e condenou o governo e os "mensaleiros".

Embora não tenha um voto sequer, a "grande imprensa" quer governar o Brasil.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Agência de risco faz boa avaliação do governo? Então, O Globo senta o pau nela

É incrível! Bastou a Moody’s melhorar a avaliação do Brasil, conforme informei ontem aqui, que hoje O Globo estampa em sua primeira página o seguinte:

Nobel critica as agências de risco
Ganhador do Nobel de Economia em 2006, o americano Edmund Phelps criticou as agências de risco que, mais uma vez, falharam ao não prever a crise nos mercados a partir da bolha imobiliária nos EUA. Ontem, a Moody's subiu a nota do Brasil.

Infelizmente, o Brasil vai caminhando a passos largos para se transformar numa nova Venezuela. Um presidente extremamente popular atacado dia e noite por uma imprensa voltada exclusivamente para seu nicho, seu público-alvo, os “indignados úteis”, aqueles que querem que “seu jornal”, “sua TV”, “sua revista”, “seu pitblog” desçam o pau em Lula e no governo, como afirmou o presidente da Abril, Roberto Civita:

“...Os leitores clamam, (...), querem que a sua revista se indigne. Eles querem. Os brasileiros, hoje, não posso falar de outras partes do planeta, mas os leitores de Veja querem a indignação de Veja. Eles ficam irritados conosco quando não nos indignamos. Estou tentando explicar, não justificar. Acho que Veja se encontra toda semana na difícil posição, de um lado, de saber que reportagem é reportagem e opinião é opinião, sendo que não tem editoriais além daquele da frente; e, de outro, sabendo que os leitores..."

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Lula mata oposição de raiva: Em meio à crise mundial, agência põe Brasil a um ponto de ‘grau de investimento’

A agência de risco Moody's colocou os títulos brasileiros mais perto do "grau de investimento". As notas dos títulos do governo, tanto em moeda estrangeira quanto em reais, foram elevadas de "Ba2" para "Ba1", ficando logo abaixo do necessário ("Baa3") para a recomendação de investimento. (ler a reportagem completa no G1)

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Google lança o Google Sky

O Google lança um novo serviço, o Google Sky, acoplado ao Google Earth. Você pode navegar pelo espaço como navega pelo planeta no Earth.

Do Blog do Google Earth:

“Aproxime-se de galáxias a milhões de anos-luz de distância, explore constelações, veja os planetas em movimento, testemunhe supernovas; é como ter uma telescópio virtual gigante sob o seu comando - seu planetário pessoal.”

Veja aqui como ele está embutido no Google Earth:

Aprenda com a equipe do Blog do Google Earth os principais recursos do Google Sky neste vídeo.

Clique aqui para fazer o download da última versão do Google Earth

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Substituição na escalação da seleção brasileira: Sai Dunga, entra Nike

Quando Ronaldinho Gaúcho e Kaká pediram para não disputar a Copa América foi um deus nos acuda. Chegaram a falar que Dunga teria se transformado em outro anão, o Zangado, e que os dois jogadores jamais vestiriam novamente a camisa amarela, enquanto ele treinasse a seleção.

Vem o primeiro amistoso e os dois jogam. Ronaldinho ainda termina a partida como capitão do time. Simplesmente porque existe o contrato com o patrocinador, que exige a presença de um certo número de estrelas. Dunga não é uma delas. Ronaldinho e Kaká sim.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Organizações Globo, Igreja Universal e a luta pela ‘manipulação das massas’


Esta reportagem do Jornal Nacional é devastadora. Em quase nove minutos, ela vai à garganta do bispo Macedo e sua Igreja Universal do Reino de Deus (a imagem do bispo barbado ajoelhado diante dos dólares é sensacional) . Ainda se dá ao luxo de utilizar um ex-membro da cúpula da Igreja para identificar cada um deles, dando nome aos bois que pastam as verdes do rebanho do Senhor.

Mas eu penso cá comigo, como ficaria a Globo se a Record resolvesse hoje em dia contra-atacar e fizesse uma reportagem em tudo semelhante a essa, tendo a Globo como alvo?

A guerra entre as Organizações Globo e a Igreja Universal (dona da TV Record), que agora começa a esquentar, foi resumida num ato-falho revelador do pastor Silas Malafaia, da Assembléia de Deus, tempos atrás:

“A Globo está nos atacando com medo de perder para nós o domínio da manipulação das massas."


Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

César Maia, o Vaia, bloqueia CPI que quer investigar verbas do PAN

Olá, Mello. Lembro-me que postou alguns textos dizendo que após a realização do PAN, iriam começar a aparecer denúncias sobre o desvio das verbas usadas no jogos. Bom, não sei se já leu, mas já começou a rodada de acusações.
A notícia que me refiro é da Agência Carta Maior.
Um abraço
Gustavo

Pois é, Gustavo. E o ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Maia (o Vaia) está preocupadíssimo. Leia sobre Cesar Vaia e as denúncias do PAN na reportagem indicada pelo Gustavo.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

China devolve marca-passos dos EUA por falta de qualidade

Sempre ouvimos e lemos notícias sobre a baixa qualidade dos produtos chineses, que são o Paraguai do mundo. Mas, agora, notícia publicada pelo jornal chinês Diário do Povo Online informa a devolução de centenas de marca-passos americanos, por representarem ameaça à saúde dos doentes.

Mas não apenas os marca-passos foram reprovados: anteriormente, suco de laranja e damascos secos provenientes dos EUA também foram devolvidos, porque apresentavam grande quantidade de bactérias, mofo e dióxido de enxofre. Mas isso a gente não lê por aqui.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Greenpeace: Todo mundo nu na neve em protesto contra o aquecimento global


Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Anos 60, Os Mutantes, Rita Lee, vídeo de Antonio Carlos Fontoura

Dica da Caros Amigos:



Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Manual de Airbus tem instruções contraditórias para pouso com reverso pinado

O piloto Marco Aurélio Incerti de Lima pilotou o Airbus da TAM no mesmo dia do acidente. E confirma que não colocou os manetes na posição recomendada pela Airbus, como informaram dados da caixa-preta do avião.

Lima pilotou o Airbus, antes da equipe que estava no comando na hora do acidente. E não colocou os dois manetes na posição de reverso: o da direita (do reverso pinado) ficou na posição de ponto morto. Isso aparentemente contraria determinação da Airbus.

Mas o co-piloto Daniel Alves da Silva diz que não. E cita em sua defesa nada mais nada menos que o manual da Airbus:

“O próprio manual da Airbus diz que, em caso de reverso pinado e (pouso em) pistas contaminados [molhadas e escorregadias], sendo o manete colocado em reverso máximo, aumenta-se a distância de parada em cerca de 55 metros”.

Portanto, para a mesma situação a Airbus sugere dois comportamentos diferentes. E depois ainda querem colocar a culpa nos pilotos.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

O Globo anuncia Namoradinhas a R$ 50, com direito a ar condicionado e sinuca

Da coluna Gente Boa, em O Globo:

Vai pra casa, Bebel
A operação Bebel, que anteontem autuou 20 travestis e prostitutas que colavam propaganda de seus serviços nos orelhões de Copacabana, não vai parar por aí. A 12ª DP, da delegada Monique Vidal, planeja blitz nas boates do bairro. Muitas já foram indiciadas por favorecimento à prostituição.

Não entendi nada. Travestis e prostitutas foram autuados por quê? A prática da prostituição não é crime.

Será que foram presos porque estavam colando propaganda de seus serviços nos orelhões e assim danificando patrimônio público? Custa crer que a polícia não tenha missões mais importantes a cumprir.

Ou será que foram presos por fazerem propaganda de seus serviços, e isto, sim, é crime? Mas, se é assim, por que o jornal O Globo pode publicar diariamente anúncios de prostitutas e travestis em seus cadernos de Classificados?

Ontem, por exemplo, um anúncio chamado Namoradinhas estava oferecendo o programa a R$ 50, com direito a ar condicionado no quarto e sinuca (?!?!)...

Sei que dessa forma O Globo ajuda a manter sua “liberdade”, seguindo o axioma de Kamel - quanto mais anunciantes, mais independente é a empresa de comunicação – mas por que prender os que anunciam e deixar livres os que faturam com isso?

O Art 230 não diz que é crime "Tirar proveito da prostituição alheia, participando diretamente dos seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exerça"?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Enquete do Blog do Mello: Lula governa pra quem?

Participe de nossa enquete aí ao lado.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Vem aí o plebiscito nacional sobre a privatização da Vale

Veja-se o caso da Vale do Rio Doce. A empresa foi constituída em 1942. Cinqüenta e cinco anos depois, em 1997, ela era a maior mineradora mundial de minério de ferro, possuía a maior frota de navios transportadores de grãos do mundo, duas ferrovias com nove mil quilômetros de extensão, com 16% da movimentação de cargas do país, constituía um complexo de 54 empresas e sua receita havia crescido de R$ 198 milhões por ano, no início dos anos 70, para R$ 5,5 bilhões em 1995. Neste mesmo ano, o Instituto Brasileiro de Economia considerou a Vale a primeira entre as empresas nacionais. Tudo isso foi construído com dinheiro público, com recursos do povo brasileiro, portanto.

Pois bem, ela foi privatizada em 1997 por R$ 3,3 bilhões – que é menos do que ela obtinha por ano em 1995 e é menos do que ela lucra hoje em apenas três meses.

Trecho da entrevista do professor Ivo Lesbaupin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicada no Instituto Humanitas Unisinos. Graduado em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, é mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e doutor em Sociologia pela Université de Toulouse-Le-Mirail, da França. (leia a entrevista completa no IHU On-line)

Além da questão da Vale, a entrevista do professor levanta outra, que gera inúmeros debates: afinal, o governo Lula a) mantém o status quo para implantar programas e políticas sociais, ou b) implanta políticas e programas sociais para manter o status quo?

Para o professor, a resposta certa é a alternativa b. Para mim, é a a. E para você? Participe da enquete aqui do Blog sobre o tema.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Dona Justiça, deixe o Altino trabalhar

Não sei se você está sabendo da história. O Altino (você conhece o Altino, não? Do Blog do Altino, a nossa porta de entrada para as notícias da Amazônia), o Altino, dizia eu, republicou em seu blog a foto de um rapaz da sociedade acreana depredando a estátua do poeta Juvenal Antunes.

Usei o verbo republicar, porque foi o que Altino fez. O rapaz havia publicado a foto com sua molecagem em sua página pessoal no Orkut. Qual o problema, então?

A família do jovem entrou na Justiça, alegando que ele era dimenor. Uma juíza determinou a Altino que retirasse de seu blog não apenas a foto, mas toda a referência ao caso e ainda pagasse uma multa.

Altino argumentou que a foto estava na página do jovem no Orkut, que lá continuava, e que o regulamento do Orkut só permite a inscrição de maiores de 18 anos. A juíza mostrou-se irredutível. O Altino também. Disse que não ia retirar nada. Ainda mais porque o dimenor agora já é dimaior.

Você, o que acha? Dê um pulo no Blog do Altino, leia todo o desenrolar do caso, as muitas opiniões, e dê também a sua. Esse é o sentido maior da blogosfera livre.

Eu, de minha parte, acho que a senhora juíza deveria voltar os olhos para Dona Justiça. Esta nasceu com a nobre missão de defender os frascos e comprimidos das garras daqueles que têm dinheiro e poder.

Portanto, Excelência, chame a família do jovem, diga a eles que, se desejam protegê-lo, procurem acompanhá-lo mais de perto. Verificar com quem anda, por quais mares internéticos navega.

Se agissem assim, saberiam, antes do Altino, o que ele havia feito com a estátua do poeta e tomariam as medidas devidas. Retirariam a foto de sua página no Orkut, fariam com que procurasse consertar a estátua quebrada, mostrariam a ele que “ai, ai, ai, isso não se faz”, e, por último, o matriculariam numa academia de esportes (qualquer esporte, futebol, judô, natação), porque não é normal ser gordinho assim aos 18 anos. Ainda mais para quem se chama Maromba (o nome ele é Eyner Maromba Júnior)... Seu Maromba, manda o Marombinha marombar!...

E agora digo eu: Vai namorar, Marombinha! Em vez de trepar em estátua, descubra com sua namoradinha uma forma mais divertida de aproveitar a poética noite acreana. Leia um livro do poeta, quem sabe não lhe traz alguma inspiração?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

'Condor', a torcida do Blog do Mello para o Kikito em Gramado



A vitória de 'Condor', do jornalista Roberto Mader, com trilha de Vitor Biglione, vai trazer novamente para a pauta as ditaduras da América Latina.

Quem sabe se, com um Kikito, Mader não se anima a produzir trabalho semelhante sobre a ditadura militar brasileira. Sem revanchismo, ouvindo os dois lados - como fez com a Operação Condor -, contando a história, para que ela nunca mais se repita.

Acredito que o país está maduro para isso. Acho que existe no ar uma vontade de passar a história do país a limpo. Por isso acredito na vitória - e torço por ela - do filme de Mader.

Atualização: 19/08. O Blog do Mello continua bom de mira. 'Condor' ganhou o Prêmio especial do Júri e Vitor Biglione o Prêmio Qualidade Artística. Parabéns ao Roberto e ao Vitor. Agora, leitor, é aguardarmos a estréia de Condor nos cinemas e tratar de ir ao encontro do filme e de nossa história recente.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Mobilização de ‘cansados’ na praça da Sé foi um fiasco

Repararam nas fotos do evento do ‘Cansei’ na praça da Sé? Todas “fechadinhas”. Por que não bateram uma foto lá do alto, de um helicóptero, por exemplo, mostrando o público?

Porque foi um fiasco, respondo eu. Centro da cidade, horário do almoço de sexta, presença anunciada de artistas - especialmente de Ivete Sangalo – e só compareceram 1500 pessoas, segundo a PM do governador Serra. Ivete costuma botar muito mais gente que isso em seus shows, e cobrando mais de R$ 100 por cabeça.

Vexame maior foi o que fizeram com familiares das vítimas do Airbus da TAM. Simplesmente eles foram proibidos de subir ao palco, embora tenham sido usados como isca ou estopim do movimento.

Quando é que vão parar de se apoderar da dor dos outros?

E, pra não ficar apenas na crítica, mostro a seguir a foto de um movimento de verdadeiros cansados. É de 1984, e flagrei-a na internet, numa página do Jornal do Senado. Reparem no título da reportagem (clique na imagem para ampliá-la): Diretas Já: o povo já cansou de esperar. Foram 300 mil pessoas, segundo a PM da época.

Quando a mobilização vai ao encontro de um sentimento verdadeiro da população, ela é um sucesso. Quando não, como ontem, fracassa.


Reprodução de reportagem do Jornal do senado, com foto de uma multidão na praça da Sé

Organizadores do ‘Cansei’ usam e descartam familiares das vítimas do acidente com Airbus da TAM

Reportagem de Anne Warth no Estadão:

SÃO PAULO - O ato do Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, mais conhecido como "Cansei", foi marcado por desorganização por parte das lideranças e revolta dos familiares das vítimas do acidente com o Airbus da TAM, que completa nesta sexta-feira, 17, um mês. Cerca de 40 parentes, vindos de todas as partes do País, compareceram à Praça da Sé, mas não puderam subir ao palco que foi montado no local para os organizadores e artistas que aderiram ao ato.

Enquanto a manifestação acontecia, os familiares ficaram represados na rampa de acesso ao palco. Nem sequer a presença do grupo foi citada pela organização. "Disseram que o palco estava cheio e que poderia cair se subíssemos. Estava cheio de artistas e seguranças. Nós éramos quem deveria estar lá em cima", disse Luciana Haensel, filha de Ângela Haensel, que veio de Porto Alegre para participar do ato em memória de sua mãe, que era passageira do vôo 3054 da TAM.

"Isso não nos abala. Vamos fazer a nossa homenagem logo mais, à tarde. Fomos usados por este movimento", disse Ana Queiroz, que veio do Recife, mãe de Arthur Queiroz, vítima do acidente aéreo.

Familiares das vítimas farão, às 17h30, uma passeata do saguão do Aeroporto de Congonhas, zona sul da capital paulista, até o local do acidente, onde depositarão flores sobre os escombros.

O empresário João Dória Jr, presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), pediu desculpas aos familiares. "Fizemos uma coisa indelicada e injusta com vocês", admitiu. Ele explicou que dois familiares subiriam ao palco para representar todo o grupo, mas o ato foi encerrado antes que eles pudessem se manifestar.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Dissidência no ‘Cansei’

Dizem as más línguas, que mal começou e o ‘Cansei’ já tem sua dissidência. Ontem, por exemplo, Regina Duarte e Ana Maria Braga, que prometeram presença no evento da praça da Sé, simplesmente não apareceram. Estariam ‘exaustas’.

Os ‘exaustos’ seriam a versão hardcore do movimento, que levam o ‘cansaço’ às suas últimas conseqüências. Eles simplesmente deitam e puxam uma soneca.

A conferir.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Parem as máquinas! 'Aumenta o número dos que vaiam Lula. Agora são 12'

A coisa pode ficar fora de controle. Veja bem, no dia 26 de julho fiz uma postagem aqui, Parem as máquinas! ‘Servidores em greve vaiam Lula em cerimônia em Sergipe’, onde mostrava o assanhamento da “grande imprensa” com uma vaia que o presidente Lula recebeu naquele estado. Aplaudido por mais de cinco mil pessoas, o presidente foi vaiado por 11. Não 11 mil ou milhões, mas 11 unidades. Um time de futebol.

Agora, quase um mês depois, leio esta verdadeira bomba na Folha de S. Paulo de hoje. Cresceu o número dos que vaiam Lula. Agora são 12. Foi em Campos - terra do casal Garotinho, que hoje joga na oposição ao presidente.

Lula que se cuide. Nesse ritmo, em 60 milhões de meses ele perde a maioria.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Lições dos Jogos Parapan-Americanos

Cristopher Tronco

O jovem da foto aqui ao lado é o mexicano Cristopher Tronco (a ironia não é minha, é divina). Nasceu sem os braços, sem uma das pernas. A outra é atrofiada. No entanto, cismou de ser nadador.

- Sempre que você se propõe a fazer algo, você consegue. O importante é nunca dizer não, não importa o tamanho da dificuldade que exista no caminho. O homem sempre pode superar seus limites.

Nos jogos Parapan-Americanos aqui do Rio ele conseguiu a medalha de prata nos 50 metros livre. E se prepara para competir em mais quatro provas.

Não sei se vocês têm acompanhado as competições do Parapan. Se não, corrijam-se, enquanto é tempo. São emocionantes. Verdadeiras aulas de confiança, determinação, superação. Como a de Cristopher Tronco.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Padres cometem ‘pecados sexuais’ com a proteção da Igreja

A vida sexual dos padres continua movimentada. Pelo menos em Roma. É o que informa reportagem da BBC. Sete padres foram acusados de escândalos sexuais, em diferentes partes da Itália, nos últimos tempos. Alguns deles acusados de violência sexual grave e contínua.

Entres os assanhados há um padre de 82 anos, Dom Pierino Gelmini, fundador da comunidade Incontro, que atende jovens dependentes de drogas. Ele está sendo investigado há mais de um ano por violência sexual.

Tudo isso continua a ocorrer, porque o atual papa Bento XVI, na época em que era apenas o Kamel do Vaticano, foi durante mais de 20 anos o homem encarregado de zelar pela obediência aos termos de um documento, escrito em 1962 e distribuído a bispos do mundo inteiro, com a recomendação de que fosse guardado a sete chaves. O documento - Crimen Sollicitationis (latim para Crime da Solicitação) - impõe um juramento em que a vítima [de abuso sexual], o acusado e eventuais testemunhas se comprometem a manter sigilo absoluto sobre o caso. A quebra do juramento levaria à excomunhão. (clique aqui e acesse o documento, em inglês).

O acobertamento ao crime acaba sendo um estímulo para que ele continue a ser praticado, inclusive no Brasil.


Foto do padre com uma de suas vítimas

Uma reportagem de Alan Rodrigues, publicada na revista Isto É em 16 de novembro de 2005 denunciava o acobertamento que a Igreja Católica Apostólica Romana faz dos crimes de pedofilia praticados por sacerdotes.

A reportagem não só dava nome aos bois, como publicou até fotos de alguns deles (como a reproduzida acima). Aliás, segundo a reportagem, o padre da foto aprontava atrás da sacristia:

Depois de cinco meses como auxiliar do padre Édson Alves dos Santos, 64 anos, V.R.D. revelou à sua avó, dona Iraci Teixeira, professora de catequese há 20 anos, tudo o que acontecia atrás da sacristia. “O padre faz comigo igual o homem faz com a mulher”, relatou. “Ele tira minha roupa, levanta a batina, me coloca no colo, fala para eu ficar tranqüilo e diz que aquilo é a prática da penetração”, contou o garoto. A avó, estarrecida com o que ouvira, comunicou o relato a Patrícia [mãe do menino], que imediatamente o levou ao médico e à polícia. Todos os exames confirmaram: V.R.D. foi vítima de abusos sexuais.

Segundo um documento a que a reportagem teve acesso, a situação é grave:

(...)...cerca de 1,7 mil padres – 10% do total – no País estão envolvidos em casos de má conduta sexual, o que inclui abuso sexual contra crianças e também contra mulheres. A pesquisa revela ainda que cerca de 50% dos padres não mantêm o voto de castidade. Nos últimos três anos, a pedofilia no interior da Igreja Católica no Brasil já remeteu mais de 200 padres para clínicas psicológicas da própria instituição. O problema é que a hierarquia eclesiástica brasileira, ao contrário do que aconteceu nos EUA – que abriu seus arquivos secretos à população para identificar, auxiliar e reparar as vítimas –, prefere manter a política do silêncio. Com isso, abafam as denúncias e protegem os agressores, tudo em nome de uma lei que não é a dos homens de bem.

Na reportagem também é citado o padre Tarcísio Tadeu Sprícigo. Tão certo da impunidade, o padre Tarcísio chegou a escrever um manual do pedófilo, apreendido pela polícia, e que você pode ver clicando aqui. A Igreja tratou de afastá-lo da paróquia onde estava, em Agudos, SP, e o enviou para Goiás. Lá, o padre voltou a praticar a pedofilia, acabou preso e virou personagem do documentário “Sex crimes and the Vatican”. No Brasil, o caso caiu no esquecimento.

Sexo, crimes e Vaticano (Sex crimes and the Vatican): um documentário da BBC

Não deixe de ver este documentário de quase 40 minutos exibido pela BBC em 1° de outubro de 2006. É devastador. Conta histórias de padres pedófilos (inclusive um brasileiro) e do acobertamento dos crimes feito pela Igreja Católica Apostólica Romana, com um documento – chamado Crimen Sollicitationis - assinado pelo então cardeal Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, ameaçando com excomunhão quem denunciasse os padres criminosos.

A BBC já retirou o vídeo do Youtube. A qualquer momento pode fazer o mesmo com este link do Google postado aqui. Na página da BBC que comenta o vídeo, há um link para ele, mas não estava funcionando, nas vezes em que tentei assisti-lo.

Portanto, se este link do Google cair também, por favor, avise-me pelo e-mail aí ao lado, para que eu possa providenciar um caminho alternativo – que, preventivamente, deixei de stand by.





Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Virou moda: Vídeo mostra ricos brincando de 'caçar' pobres em vez de raposas, na Escócia

Do Terra:

Um dos mais prestigiados colégios particulares da Escócia, o Glenalmond College, tornou-se o centro de uma polêmica depois que alunos vestidos como aristocratas apareceram em um vídeo humorístico perseguindo e matando adolescentes que aparentam ser de classe social inferior.

Divulgado na segunda-feira, o vídeo intitulado Class Wars (em tradução livre, Luta de Classes) faz uma paródia das tradicionais caçadas britânicas, associadas à elite do país.

Mas ao invés de animais, o alvo dos caçadores são os chavs, segundo o dicionário Oxford, termo inglês usado para descrever jovens de comportamento insolente e grosseiro vestidos com roupas esportivas de marca. A expressão tem conotações de baixa posição social.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Sobre a entrevista de Fernando Henrique Cardoso a João Moreira Salles na Piauí

Da longuíssima reportagem com FHC o que ficou para mim de mais importante foi uma observação de João Moreira Salles, que me soou como uma advertência. Lá pelas tantas, Salles critica o hábito de FHC de não guardar o comprovante de despesa com o cartão de crédito. Diz que isso é coisa de rico ou de quem não liga pra dinheiro.

Como ele é de família de banqueiros (seu irmão, Pedro, é presidente do Unibanco), tirei um ensinamento dali: a partir de agora vou conferir e guardar comigo todos os comprovantes, porque é sempre bom ter um pé atrás com essa gente...

Se Moreira Salles, que é do meio, acha isso, quem sou eu pra discordar.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Lino Rossi, quando montou o esquema dos sanguessugas, era do PSDB

O Globo, Estadão, Folha, os três jornalões do eixo Rio-SP anunciaram hoje a prisão do ex-deputado sanguessuga Lino Rossi assim: “ex-deputado Lino Rossi (PP-MT)”. Omitem que na época do nascimento do esquema dos sanguessugas, de que Lino foi o principal operador no Mato Grosso, ele era do PSDB. E Lino foi preso por causa desse esquema, que foi chocado e nasceu em ninho tucano. Isso, mais uma vez, a “grande imprensa” de Kamel – aquela que é “independente” – esconde, omite. Como também aconteceu ontem à noite no Jornal Nacional.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

PT pode lançar Palocci para disputar prefeitura de São Paulo

Não é nenhuma informação dos bastidores, mas apenas uma análise da “atual conjuntura” – como diriam os sambistas. Marta prefere o governo do estado. Ou a presidência. Mercadante saiu desgastado da disputa com Serra. Palocci pode simplesmente matar o discurso de choque de gestão de Alckmin. Sua maior dificuldade é vencer a disputa interna no PT.

É apenas um palpite. Ou uma sugestão – como queiram.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Maluf se livra por prescrição de crime

Do G1:

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou inquérito contra o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) por supostas irregularidades na execução de obras do Complexo Viário João Jorge Saad (Conjunto Ayrton Senna), em São Paulo, em 1996, quando ele era prefeito.
Maluf era um dos investigados pelo suposto pagamento de R$ 4,9 milhões por um serviço que não teria sido realizado.
O ministro Eros Grau seguiu parecer do Ministério Público Federal (MP) segundo o qual, mesmo que Maluf fosse considerado culpado, a prescrição do crime contra a Administração Pública, pelo qual ele era investigado, ocorreu em 2004. A prescrição é o fim da possibilidade uma pessoa acusada de um crime ser punida.

O julgamento deveria prosseguir. Não importa que, ao final, Maluf, ainda que condenado, não tivesse que cumprir pena alguma. Só de poder chamá-lo de ladrão, sem correr o risco de ser processado, já valeria a pena. Qual a sua opinião?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Co-piloto assumiu comando do Airbus da TAM, segundos antes do acidente

Do Estado de São Paulo:

A análise dos dados monitorados pelas caixas-pretas do Airbus A320 da TAM, que explodiu em 17 de julho, matando 199 pessoas, aponta que 15 segundos antes da colisão houve troca de comando na aeronave. De acordo com os parâmetros degravados, o co-piloto do jato, Henrique Stephanini di Sacco, assumiu as operações no lugar do comandante Kleyber Lima e realizou manobras na tentativa de evitar a colisão com o prédio da TAM Express, depois de o avião varar a pista principal do Aeroporto de Congonhas.

Confrontando os gráficos da caixa de dados do Airbus com a transcrição do diálogo dos pilotos, a troca de comando aconteceu logo depois de Lima ter dito a di Sacco que não conseguia desacelerar o avião. Às 18h48min33s, o piloto disse “Olha isso!” Pilotos e especialistas em segurança de vôo dizem que o comandante pode ter olhado os instrumentos da cabine que sinalizavam o aumento de potência do motor direito.

Às 18h48min34s, o co-piloto disse “Desacelera, desacelera”. É quando o piloto reconhece: “Não consigo, não consigo”. Nesse instante, a caixa-preta registra que o co-piloto assume o comando aeronave. (leia reportagem completa aqui)

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Falta de visto impediu fuga de boxeadores cubanos para a Alemanha

O caso dos boxeadores, afinal, aconteceu como afirmei aqui, logo no início. Reportagem de O Estado de São Paulo informa:

No dia 30 de julho, assustados com a repercussão do caso, [os boxeadores cubanos] foram para Araruama. Antes, porém, teriam dado entrada com pedido de passaporte internacional no consulado alemão no Rio. Em razão da demora da documentação, os aliciadores resolveram abandoná-los.

Eles, então, relaxaram, gozaram e voaram de volta.

A aventura dos cubanos teria terminado após uma noitada com duas prostitutas na Estalagem do Pirata, em Araruama. Às 9h do dia 2, as mulheres foram embora. Às 15h, segundo a reportagem, os boxeadores foram até a Praia do Vargas e pediram ajuda a um guarda-vidas, Ubiratan de Carvalho, que estava com um pescador, Vander Moura Fonseca.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Blog do Mello mostra o que a 'grande imprensa' esconde:
Sanguessuga preso pela PF, Lino Rossi era tucano

Atenção. Blogs, portais da “grande imprensa” de Kamel, Jornal Nacional, todos que se referem ao ex-deputado Lino Rossi, preso hoje pela PF, dizem que ele era do PP. É verdade. Mas, antes, quando entrou no esquema dos sanguessugas, era tucano, chefe da bancada do PSDB de seu estado. Leiam esta postagem aqui do Blog do Mello, de 19 de agosto do ano passado, e confiram. Nela, Vedoin confirma a origem tucana do esquema dos sanguessugas:

VEJA: Vedoin acusa PSDB de Mato Grosso e senador Antero Paes de Barros

O empresário Luiz Antônio Vedoin, da Planam, que detonou o escândalo das sanguessugas, deu uma entrevista à VEJA desta semana [o link ainda está valendo], que, estranhamente, não está repercutindo, embora seja bombástica. Nela, Vedoin envolve o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) no esquema e dá detalhes da transação com Emerson Kapaz.

O envolvimento do senador Antero Paes de Barros e do PSDB de Mato Grosso:
Vedoin: No caso de Mato Grosso, além das emendas individuais, havia as emendas de bancada. Foi aí que entraram outros parlamentares, como o senador Antero (Paes de Barros, PSDB-MT). Meu pai conversou pessoalmente com o senador, que era o líder da bancada do estado. O acordo era para a totalidade das emendas da bancada, que somavam 3,8 milhões de reais. Antero apresentou 400.000 reais e tínhamos de dar 40.000 reais de comissão. Ele pediu para passarmos o dinheiro diretamente para o Lino Rossi, que, naquele tempo, era do mesmo partido que ele (PSDB). Todos ali tinham consciência do que estava sendo feito.

Sobre o ex-deputado (PSDB, depois PPS) de São Paulo Emerson Kapaz:
Veja: O senhor negociou com ele [Kapaz] o pagamento da propina?
Vedoin: Tratei diretamente. Assim que fui apresentado, ele logo falou em comissão. Lembro que até paguei parte de um flat que ele havia comprado, em Brasília. Nesse caso, inclusive, houve pagamento a mais, porque as emendas dele não saíram, por causa de cancelamento.
Por onde anda a indignação dos "indignados úteis"? Por que esse silêncio seletivo, eles que vivem citando a VEJA?

Por falar em Kapaz, alguém é capaz de me dizer o que houve com ele, que sumiu?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Guardas do Muro de Berlim tinham ordens de atirar para matar


Hoje, no 46° aniversário do início da construção do Muro de Berlim, a revelação de um documento recém-descoberto é a evidência mais concreta já encontrada de que o regime comunista mandava atirar para matar pessoas que tentavam fugir para o lado Ocidental, inclusive crianças. Isso contraria declarações de antigos líderes da Alemanha Oriental. Veja no vídeo da Euronews.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Blog do Mello apresenta: 'Momentos com Fidel'

Hoje, 13 de agosto, é aniversário de Fidel Castro (1926). Vejam este documentário de 10 de dezembro de 2006, realizado pelo Instituto Cubano Del Arte e Industria Cinematográficos, que conta, em pouco mais de 54 minutos, grande parte da vida de um dos mais importantes líderes do século XX.




Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

O maravilhoso mundo dos bancos no Brasil

Em sua coluna de O Globo hoje, Mauro Halfeld mostra a enormidade dos ganhos dos bancos no Brasil. Nunca foi tão fácil. Halfeld mostra a situação de uma pessoa hipotética, que, em 1994, logo no primeiro mês do Plano Real, tivesse utilizado mil reais do limite de seu cheque especial para aplicar na compra de títulos de capitalização corrigidos pela TR, sem nada quitar ou resgatar até julho de 2007. Os números são impressionantes:

. Teria pouco mais de R$ 2.600 a receber da aplicação
. Teria uma dívida de quase R$ 3 bilhões (não há erro, são bilhões mesmo!) no cheque especial

“O que é o roubo de um banco comparado à fundação de um banco?” – pergunta Mackie Messer na Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht.

A “grande imprensa” de Kamel está de joelhos diante do ministro Jobim, que estaria tomando – a seu ver – medidas de macho diante da crise aérea. Por que não bradam por alguém que faça o mesmo em relação aos bancos, financeiras e suas milionárias Fundações? Quando vão estancar a roubalheira desses Robin Hood às avessas, que tomam dinheiro dos pequenos depositantes em benefício dos milionários?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Na manutenção do Airbus acidentado, TAM usava semana de oito dias e dia de 48 horas

Reportagem de Alan Gripp hoje em O Globo:

A TAM fez com atraso pelo menos seis inspeções obrigatórias no Airbus A-320, que, no dia 17 de julho, explodiu em Congonhas, matando 199 pessoas. As vistorias fora do prazo ocorreram em junho e julho, sendo uma delas no dia da tragédia. As irregularidades serviram para revelar a fiscalização frouxa da Agência Nacional de Aviação Civil, que só descobriu os atrasos e multou a TAM após ser provocada pela CPI do Apagão Aéreo na Câmara. Os autos de infração foram lavrados nesta semana. Todos no mesmo dia: terça-feira (7 de agosto).

Segundo documentos da Anac, os atrasos aconteceram em cinco inspeções daily (diária) e uma weekly (semanal). São vistorias de rotina, feitas nos hangares das companhias nos aeroportos, e exigidas pelo Código Brasileiro de Aeronáutica. Segundo o manual da TAM, no Airbus A-320, as inspeções diárias têm que ser feitas a cada 48 horas e as semanais, a cada oito dias. A Anac não informou o tamanho do atraso.

Na inspeção daily, os mecânicos da companhia aérea fazem uma vistoria visual em 21 pontos da parte exterior do avião. São checados itens básicos, como o estado da fuselagem, a pressão dos pneus, o funcionamento de luzes e componentes de segurança. Já a weekly inclui os motores e verifica, na parte interna da aeronave, equipamentos de emergência, como portas, avisos luminosos e cilindros de oxigênio. Na maior parte dessas vistorias não são encontrados problemas que comprometem a segurança.

As aeronaves, como carros, têm revisões periódicas, calculadas segundo o tempo de vôo. No dia 13 de julho, os técnicos da TAM detectaram uma pane no reverso (que inverte a potência do motor e ajuda a frear) direito do avião, que acabou sendo travado. O reverso, segundo especialistas, poderia ter ajudado a parar o avião.

Em nota, a TAM informou que apenas ontem tomou conhecimento das multas (os valores não foram divulgados) e que analisará os documentos das vistorias atrasadas. A companhia ressaltou que, no caso de vôos overnight, que atravessam a madrugada, a legislação permite que as vistorias sejam distribuídas ao longo do dia. A Anac não explicou porque multou a TAM somente na última terça-feira. As infrações foram aplicadas depois que a CPI pediu ajuda para compreender um relatório das manutenções nos aviões da TAM.

É por isso que logo após o acidente, aviões da TAM começaram a sofrer manutenções preventivas não programadas. É que a semana da TAM voltou a ter sete dias e os dias 24 horas. Até quando?

Não podemos esquecer que a TAM tem como seu primeiro mandamento (são sete, o número que dizem ser o dos mentirosos) "Nada substitui o lucro".

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Imagens do circuito interno do banco mostram bandido que matou aposentado a sangue frio em ação

As imagens mostram toda a ação de Breno Amora Xerfan, 26 anos, que, no último dia 8 de agosto, quarta-feira, assassinou friamente aposentado quando este, nervoso, não conseguiu digitar a senha para efetuar o saque e passar o dinheiro ao bandido.

As imagens mostram Breno assaltando duas mulheres, até que o aposentado entra, vestido com uma camisa do meu glorioso Botafogo, e ele o obriga a fazer o saque.



Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Governo federal lança campanha a favor do consumo responsável de bebida alcoólica.
Veja o vídeo



Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Sub-prime? Fundos congelados? Hipotecas? Entenda a queda mundial nas bolsas de valores

Da BBCBrasil:

As bolsas de valores na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia vêm registrando quedas tão vertiginosas nos últimos dias que vários bancos centrais tiveram que intervir e injetar liquidez no mercado.

Abaixo, você encontra as respostas às principais dúvidas sobre o nervosismo do mercado registrado nos últimos dias, calcado em temores de uma crise no mercado imobiliário americano, principalmente por causa dos chamados empréstimo de risco ou sub-prime.

Várias empresas importantes no mercado global perderam capital com as quedas nas bolsas nos últimos dias – apenas mais uma das registradas nos últimos tempos.

No entanto, quando o banco francês BNP Paribas decidiu congelar três fundos de investimento por não ter mais certeza do valor deles, cresceram os temores de que outros fundos lastreados por maus devedores viessem à tona.

O que é um empréstimo sub-prime?

Em termos simples, não passa de um empréstimo concedido a pessoas que têm histórico de crédito duvidoso ou não têm como comprovar a renda.

Esse tipo de empréstimo ganhou popularidade na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos nos últimos anos, sob diferentes formas.

Na sua forma mais simples, ele pode ser um empréstimo de baixos valores em dinheiro para pessoas de baixa renda, e cobrado na própria casa do endividado.

Há também as hipotecas sub-prime, ou seja, empréstimos tomados contra a valorização das casas hipotecadas, muitas vezes simplesmente para cobrir despesas com outros empréstimos.

A expressão também pode se referir a hipotecas concedidas a pessoas que seriam rejeitadas por grandes credores por causa de seu histórico de crédito ou situação profissional.

Como isso pode afetar o mercado mundial?

Nos últimos cinco anos, taxas de juros extraordinariamente baixas nos Estados Unidos levaram bancos e outras instituições financeiras a conceder muitos empréstimos sub-prime.

A explicação para isso é que, mesmo que as pessoas não tivessem como saldar as suas dívidas, os bancos recuperariam o seu dinheiro tomando e vendendo imóveis.

Os aumentos de preço no mercado imobiliário amortizariam o impacto para os credores.

Agora, no entanto, os juros subiram e as tomadas de imóveis aumentaram. Com isso, o mercado imobiliário americano entrou em baixa, e vários bancos se encontram em dificuldades por causa dos maus devedores.

Como conseqüência da globalização dos mercados, essas dívidas hipotecárias foram "fatiadas", batizadas de títulos lastreados por hipoteca, e vendidos a instituições financeiras e investidores em todo o mundo.

Agora, ninguém, nem mesmo os bancos centrais, sabem com certeza quanto desses títulos estão lastreados por maus devedores.

Que outras conseqüências essa crise pode ter?

Mesmo que os bancos centrais consigam controlar o pânico no mercado financeiro, parece já ter acontecido uma mudança na percepção de risco no mercado.

Geralmente, quanto mais arriscado o investimento, mais altas as taxas de juros, mas agora, taxas adicionais de "risco" devem ganhar cada vez mais espaço.

Quando potenciais credores ficam com medo de emprestar dinheiro, o movimento natural é uma fuga para investimentos de baixo risco, logo, houve uma corrida para investimentos em títulos do governo americano e em câmbios seguros, como o iene japonês.

Por outro lado, as taxas de juros para empresas menores e governos de países de Terceiro Mundo subiram consideravelmente.

Ao mesmo tempo, praticamente não há mais mercado para as dívidas associadas a hipotecas sub-prime ou a aquisição de empresas financiada principalmente pela compra de grandes dívidas, em vez de dinheiro ou ações.

Isso pode significar que venham a acontecer muito menos compras de empresas do que nos últimos anos, quando grande parte das aquisições foram financiadas por ações de outras empresas privadas que emprestavam dinheiro facilmente.

Isso também pode derrubar o mercado de ações no curto prazo.

Por quanto tempo isso deve se arrastar?

Flutuações nas bolsas são ocorrências normais e não há como prever o grau da queda ou mesmo a duração.

Os mercados registraram altas acentuadas nos últimos 18 meses, e as atuais quedas podem simplesmente levá-los de volta aos níveis anteriores.

Em geral, os lucros das empresas têm sido grandes, e a economia mundial parece estar vivendo um renascimento, principalmente na Europa e no Japão.

No entanto, as bolsas de valores se preocupam com tendências futuras, e o nervosismo atual pode indicar uma suspeita de que os lucros das empresas já tenham atingido o seu auge.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

O Globo continua com seus classificados de ‘Encontros Pessoais’

Outro dia o diretor de jornalismo da rede Globo, Ali Kamel, escreveu um artigo elogiando a independência da “grande imprensa”. Criou até um axioma que pode ser enunciado assim: quanto mais anunciantes, mais independente é a empresa de comunicação.

Não se pode acusar O Globo de não diversificar sua carteira de anunciantes. Na parte dos Classificados, eles têm uma seção chamada “Encontros Pessoais”.

Selecionei dois desses anunciantes, que ajudam a garantir a independência de O Globo (página 9):

ÂNGELO & Brayan (lindíssimos, rosto, corpo perfeitos) prestigiadíssimos, sedutores, realizando inesquecíveis fantasias p/ cavalheiros/casais (juntos/separados), altíssimo nível/discreto.Tel:
BEATRIZ 27a (Recreio) Que tal? Você homem verdadeiro, deixar-se conduzir p/ bela mulher, provida d/todo conteúdo p/fazer fluir seus +íntimos instintos. Tel:

Repito: Esses são alguns dos classificados, selecionados entre dezenas deles, publicados no Globo diariamente.

Não sou advogado. Não sei nem se a lei e os artigos em que baseio esta postagem estão caducos. Por isso, gostaria de saber, caso ainda estejam em vigor:

. Os anúncios não estão facilitando a prostituição, infringindo, portanto, o Art 228 ("Induzir ou atrair alguém para a prostituição, facilitá-la ou impedir que alguém a abandone")?
. Os anúncios não estão tirando proveito da prostituição alheia (já que são pagos), infringindo o Art 230 ("Tirar proveito da prostituição alheia, participando diretamente dos seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exerça")?
. O Globo, ao publicar os anúncios, não está "fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a [prostituição] exerça", infringindo o mesmo Art 230?

Ainda que tudo isso seja legal, que o jornal alegue que não pode garantir que se trata de prostituição (embora todos saibamos que é disso que se trata), é moral, é ético faturar em cima da prostituição?

O que o jornal escravo dos fatos tem a dizer?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Boninho, socialites, ovos e 'Retrato de um Playboy', de Gabriel O Pensador




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

10 de agosto: Dados das caixas-pretas mostram informações conflitantes da Airbus

No cruzamento dos dados das caixas-pretas do Airbus A320 da TAM, realizado pela reportagem da Folha citada aqui, há um desdobramento que mostra comportamento contraditório entre o que diz o manual do Airbus e a aeronave.

Na leitura da caixa-preta há registro de erro num outro pouso em Congonhas cometido pela tripulação que antecedeu a do comandante Kleyber Lima à frente do Airbus, no mesmo dia do acidente. Só que o erro teria sido cometido após o avião tocar a pista.

Segundo os dados registrados, os pilotos desse vôo anterior colocaram ambos os manetes em "idle" (ponto morto) corretamente antes de pousar. Mas, depois, o piloto, identificado como comandante Felga, acionou o reversor apenas da turbina esquerda e deixou o manete direito, da turbina com reversor inoperante, em "idle".
A norma da Airbus, em vigor há cerca de um ano, é para acionar ambos os reversores, inclusive o que está inoperante.
Nesse momento, haverá um alerta de falha do reversor do lado afetado, além de um comando do computador de bordo para retornar o manete para "idle" temporariamente. Isso deve ser ignorado, segundo a orientação do fabricante.

Entenderam? O computador emite um comando e o manual diz que ele deve ser ignorado. E depois a culpa ainda é do piloto...É um absurdo!

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Furo de reportagem da Folha revela cruzamento de dados das caixas-pretas do Airbus da TAM

Reportagem da Folha, assinada pelos repórteres Leila Suwwan, Fernando Rodrigues e Valdo Cruz, informa que a “caixa-preta de dados do Airbus-A320 acidentado em Congonhas revela que os pilotos Kleyber Lima e Henrique Stephanini di Sacco acionaram corretamente os manetes que aceleram as turbinas no pouso anterior, em Porto Alegre”.

No pouso da tragédia, o gravador registra que o manete da turbina direita (que tinha o reversor inoperante e pinado) não se movimentou nem sequer um grau, permanecendo em ponto de alta aceleração.
Foi essa leitura que levou o computador a desativar o acionamento automático dos freios aerodinâmicos das asas, impediu a frenagem, manteve a aceleração e levou o avião a ultrapassar a pista, deixando 199 mortos. A caixa-preta mostra que não houve defeito no sistema de frenagem automática.

Isso indica não apenas que os pilotos sabiam o que deviam fazer, como já haviam realizado o procedimento de forma correta algumas horas antes, no pouso anterior, o que torna ainda mais inverossímil a hipótese de que eles tenham cometido o erro bisonho ao tentar pousar o avião lotado, com passageiros de sobra, carga quase até o limite e com combustível que seria suficiente para um retorno a Porto Alegre sem necessidade de abastecimento.

No entanto, segundo os dados das caixas-pretas a que a Folha teve acesso, foi exatamente o que ocorreu.

"Esquecer" o manete nessa posição durante um pouso é considerado por pilotos um erro primário e improvável. Assim, há a hipótese de que o manete teria sido movido corretamente, mas por algum motivo isso não foi detectado. A falha pode ser eletrônica, dos sensores ou até mecânica.

Os dados revelam que também não houve alteração alguma na posição dos manetes, mesmo quando o co-piloto grita “desacelera, desacelera”. Essa não movimentação é ainda mais estranha porque, na linguagem dos pilotos, o uso do verbo desacelerar está relacionado à potência das turbinas, o que determinaria uma tentativa de mover os manetes. Não registro desse movimento e isso está relacionado à fala do piloto: “Não dá, não dá, não dá”.

Ainda segundo a mesma reportagem, há ainda mais mistérios a serem desvendados. Logo que o avião toca o solo, o comandante percebe que os spoilers não armaram e grita “Ai, olha isso”. No entanto, na caixa-preta não há registro de movimento algum dos gráficos. Isso confirmaria minha postagem de domingo:

Ele pede ao piloto para desacelerar. "Desacelera, desacelera". O piloto tenta. Mas o computador não deixa o manete se mover. Aí, é a surpresa: “Olha isso”. O piloto faz força, mas nada acontece. Aí vem o “(Ele) não pode, (ele) não pode” Ou então: "Não dá, não dá." E não pode (não dá) porque o computador do avião não deixou.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail